Com uma série de iniciativas voltadas para a educação no primeiro mandato, o prefeito reeleito de Passo Fundo, Pedro Almeida (PSD), fez questão de reafirmar a prioridade à área convidando um grupo de crianças para juntarem-se a ele no discurso em ato festivo no Paço Municipal. Disse que a presença das crianças ilustrava seu compromisso com as futuras gerações.
Almeida manteve o secretário da Educação, Adriano Canabarro Teixeira, um professor que fez Passo Fundo honrar o título de Cidade Educadora com projetos inovadores. Entre os projetos de destaque estão as viagens de prêmio aos melhores alunos para conhecer cidades educadoras, como Barcelona, ou países que têm histórico de valorização da educação, caso da Suíça.
Para o segundo mandato, Almeida se comprometeu a lançar o programa Prepara, de estímulo à qualificação de jovens que estão no último ano do Ensino Médio. A proposta prevê o pagamento de um auxílio mensal aos que fizerem cursos na Escola das Profissões, iniciativa criada para preparar profissionais de diferentes áreas, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.