Cinco alunos da rede municipal de Passo Fundo foram escolhidos para participar da Missão Cidade Educadora em Bruxelas nesta quinta-feira (28). O anúncio foi durante o 3º Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit), no ginásio de esportes da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Os escolhidos são alunos do oitavo ano do ensino fundamental de quatro escolas municipais da cidade. Conheça os selecionados:
- Alexandra Passos (Emef Santo Agostinho)
- Arthur Bauermann Ramos (Emef Urbano Ribas)
- Isadora Terre Gomes (Emef Zeferino Demétrio Costi)
- Luísa Passos Gasparin de Barros (Emef Zeferino Demétrio Costi)
- Rafaella Machado Monteiro (Arlindo Luiz Osório)
Os alunos são escolhidos a partir da maior média entre todas as escolas municipais de Passo Fundo em quatro áreas do conhecimento: matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza. Um quinto aluno é escolhido pela Escola Vencedora de Gamificação.
Arthur, selecionado da Emef Urbano Ribas, obteve a maior nota em matemática, com média de 8,62. Já Rafaella Machado Monteiro, se destacou em Linguagens, com 9,34.
— Eu não esperava isso. Eu acho que vai ser um país muito legal de ir, vi as imagens e parece muito bonito. Nunca viajei para nenhum outro país antes — disse Arthur, animado.
— Nossa, é uma baita felicidade. É a minha primeira viagem para o exterior e estou muito feliz em representar Passo Fundo em outro país — complementou Rafaella.
Essa é a terceira Missão Cidade Educadora. Em abril deste ano, cinco alunos embarcaram para Genebra, na Suíça. Em 2023, o destino foi Barcelona, na Espanha, conhecida como a primeira cidade educadora do mundo.
Passo Fundo integra o grupo de 487 cidades educadoras distribuídas pelo mundo. No Brasil, 37 municípios integram a Associação Internacional de Cidades Educadoras, sendo 12 cidades gaúchas.
A escolha do país que irá receber os alunos em 2024 está ligada ao fato de Bruxelas ser um importante centro de política internacional, onde estão presentes as principais instituições da União Europeia (UE) e a sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Preparação
A partir de agora, os embaixadores de Passo Fundo em Bruxelas terão aulas de francês, uma das línguas oficiais do destino do programa em 2025, entre outras atividades de preparação à viagem.
— Cada um deles vai apresentar um projeto Cidade Educadora lá fora. Eles geralmente são atendidos pelo prefeito da cidade e precisam apresentar no idioma do país. Então tem um processo de estudo da nossa cidade e da cidade que vai nos receber. Essa será uma das etapas de preparação deles para poderem representar Passo Fundo lá fora — disse o secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira.
Segundo ele, o movimento do programa Missão Cidade Educadora elevou o índice da Avaliação Diagnóstica do 8º ano em 36% ao longo dos últimos quatro anos.
— No próximo ano cinco alunos irão viajar, mas toda a rede se beneficia disso. A gente consegue notar um movimento muito positivo como um todo, dos alunos estudarem mais, dos pais estarem mais próximos e dos professores estarem ainda mais empenhados. Então eu acho que esse é o principal benefício da Missão Educadora — pontuou o secretário.
Quem são os vencedores do Missão Cidade Educadora 2025
Linguagens
- Rafaella Machado Monteiro, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório
- Professora: Fabiana Zambon Bellesteros (Artes)
Matemática
- Arthur Bauermann Ramos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Urbano Ribas
- Professora: Ione Ribeiro (Matemática)
Ciências Humanas
- Isadora Terre Gomes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Demétrio Costi
- Professora: Graziela Bergonzi Tussi (Geografia)
Ciências da Natureza
- Alexandra Passos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Agostinho
- Professora: Andressa Gomes De Paula (Ciências e Pensamento Científico)
Escola Vencedora da Gamificação
- EMEF Zeferino Demétrio Costi, com a aluna indicada Luísa Passos Gasparin de Barros
- Diretora: Lucelene Segat
- Coordenadora: Adriana Severo dos Santos