A Missão Cidade Educadora deixou Genebra nesta sexta-feira (19) rumo a outras duas cidades da Suíça. A comitiva de Passo Fundo visitou Domdidier e Berna, a capital do país, para aprender mais sobre iniciativas sustentáveis que vêm ajudando o meio ambiente.
A primeira parada foi na fábrica da Be8 na cidade de Domdidier. A operação é voltada para a produção de biodiesel a partir do óleo de cozinha usado. Anualmente, a sede da empresa passo-fundense produz 5 milhões de litros do biocombustível.
A produção tem importante papel ambiental, promovendo a destinação adequada dos resíduos. Na Suíça, a reciclagem do óleo é obrigatória, com diversos pontos de coleta espalhados por todos os vilarejos.
— Aqui é lei. Isso é o futuro, porque o óleo de cozinha polui muito — destacou Karla Pimentel Diniz, responsável administrativa pela fábrica da Be8 em Domdidier.
O biodiesel produzido a partir deste método depois é comercializado para empresas de transporte, auxiliando ainda na redução das emissões de carbono. A taxa de conversão do óleo usado para o combustível limpo também impressiona, já que um litro do resíduo gera um litro de biodiesel.
— Eles conseguem converter 100% do óleo de cozinha em biodiesel, então é um por um. No Brasil vai só para o lixo, perde um monte de potencial que poderia ajudar o meio ambiente – apontou o estudante Lucas de Lima da Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton.
O comparativo com o Brasil também foi inevitável para a jovem Kiara dos Santos Prestes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonino Xavier. A aluna de Passo Fundo achou a alternativa muito interessante para a preservação ambiental.
— No Brasil acaba que não tem ainda essa cultura de separar tudo tão direitinho como eles fazem, é um exemplo. A gente não separa, nem na minha casa — comentou ela.
Na capital
Após aprender sobre os biocombustíveis, o grupo de Passo Fundo se deslocou para Berna, a capital da Suíça, onde visitou a Embaixada Brasileira, o Centro Histórico e o Parlamento do país europeu.
Os estudantes foram guiados pelo deputado Pierre-André Page, que explicou sobre o funcionamento da democracia no país, além de detalhes da arquitetura do edifício. O prédio foi construído entre 1894 e 1902, com materiais que simbolizam a diversidade e a história do país.
Já o Parlamento Suíço é organizado em duas câmaras: o Conselho Nacional, composto por 200 membros do povo, e o Conselho dos Estados, com 46 deputados que representam as regiões, todo eleitos para mandatos de quatro anos. O governo federal do país, por sua vez, é composto por sete conselheiros federais, geralmente membros dos quatro maiores partidos políticos.
Acompanhe a Missão Cidade Educadora em GZH Passo Fundo
A viagem continua até o dia 22 de abril, quando a comitiva volta para Pasos Fundo. Durante o sábado (20) e o domingo (21), o grupo visitará alguns dos museus e jardins de Genebra, além de conhecer os alpes suíços em Chamonix.
A repórter Francieli Alonso, da RBS TV, é a correspondente da Missão Cidade Educadora direto da Suíça. Acompanhe os detalhes da viagem em reportagens diárias publicadas em GZH Passo Fundo.