Termina nesta sexta-feira (3) o prazo para inscrições nos cursos profissionalizantes gratuitos da 20ª edição da Escola das Profissões em Passo Fundo. A iniciativa é promovida pela prefeitura do município, em ação da Secretaria da Educação.
A oferta deste ano conta com mais de 540 vagas distribuídas por 20 turmas em diversas áreas de formação.
As aulas terão início a partir de 9 de janeiro, e os cursos foram desenvolvidos para proporcionar qualificação profissional em setores que visam aumentar as oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo para os participantes.
O coordenador da Escola das Profissões, João Santos, falou com GZH Passo Fundo sobre a importância da iniciativa:
— A Escola das Profissões tem o objetivo de promover geração de renda, empregabilidade, empreendedorismo e fazer com que os indivíduos de Passo Fundo se capacitem e se qualifiquem em diferentes áreas. São mais de sete áreas de atuação, desde a estética até setores administrativos, com o intuito de desenvolver não apenas o plano de carreira dos participantes, mas também contribuir para o crescimento econômico da cidade — destacou.
Cursos disponíveis
Os cursos abrangem diversas áreas do conhecimento, com opções como Atendente de Farmácia, Cuidados à Criança, Hotelaria, Logística e Idiomas (Inglês Básico, Espanhol Básico e Português para Estrangeiros).
Com foco no desenvolvimento de habilidades práticas, os cursos buscam preparar os alunos para o mercado de trabalho, oferecendo também a possibilidade de encaminhamento para vagas de emprego para os estudantes que se destacarem durante o curso.
Como fazer a inscrição
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site oficial da Escola das Profissões. Os interessados devem ser, preferencialmente, pessoas com 18 anos ou mais, que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio.
Além disso, há algumas prioridades na seleção de candidatos para as vagas, incluindo:
- Gestantes e mães acompanhadas pelo programa Meu Bebê Meu Tesouro;
- Imigrantes;
- Pessoas com deficiência;
- Beneficiários do CadÚnico;
- Participantes do programa Café com Emprego.
Esses grupos devem apresentar a documentação necessária para comprovar a condição no momento da seleção.
Os candidatos selecionados serão contatados por telefone, e, para efetivar a matrícula, deverão comparecer à sede da Escola das Profissões ou à Faculdade Anhanguera para assinar o termo de matrícula e apresentar a documentação exigida.