O vereador Zé Dambrós (PSB) assume oficialmente nesta segunda-feira (2) a presidência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul para o mandato de 2023, após ser eleito em 15 de dezembro. Em cerimônia, a posse foi transmitida pela presidente de 2022, Denise Pessôa (PT), e contou ainda com a presença do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
Emocionado, o parlamentar relembrou a história de vida em discurso, contando que chegou com 15 anos em Caxias, vindo de São José do Ouro. Na fala, que teve até uma quebra de protocolo - com o novo presidente entregando uma flor para esposa Vanessa Varela Rabelo em celebração a 25 anos de casamento -, Dambrós reforçou os desafios e objetivos do seu mandato.
Como afirmou em entrevista ao Gaúcha Hoje da Serra, na manhã desta segunda-feira (2) (ouça abaixo), o vereador quer um mandato com diálogo e aproximação da comunidade, demonstrando aos caxienses qual é o papel do Legislativo. Um plano para fortalecer esta relação é tentar abrir o sinal da emissora TV Câmara Caxias.
Além disso, Dambrós mencionou desafios como o de enfrentar contrastes sociais de Caxias, em que mais de 30 mil famílias vivem com menos de meio salário mínimo, conforme estudo da Fundação de Assistência Social (FAS) apontado pelo parlamentar. O novo presidente também quer reforçar laços com lideranças comunitárias e Conselhos Municipais, além de apoiar as visitas de parlamentares nos mais diversos serviços públicos.
Dambrós ainda relembrou o trabalho na Câmara durante a pandemia. Neste momento, fez um agradecimento aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e à política vacinal. Por fim, o novo presidente quer seguir modernizando o trabalho do Legislativo.
— Procuraremos receber e representar bem nossa população e estar em sintonia com a tradição democrática e representativa dos 130 anos do Poder Legislativo municipal. Reitero, Caxias é grande, só não pode ser maior que a nossa vontade de, através do diálogo, trilharmos o caminho da justiça social. Estaremos sempre de portas abertas, portanto, entrem sem bater — declara o novo presidente da Câmara.
Ao transmitir a posse ao colega, a ex-presidente da Casa, Denise Pessôa, se despediu do Legislativo. Eleita como deputada federal nas eleições de 2022, a caxiense assumirá cadeira em Brasília. Em seu discurso, Denise aconselhou o novo presidente a manter a autonomia do Legislativo e a manter o diálogo com todos os colegas e poderes.
— Eu diria, até de forma pretensiosa, que a primeira (sugestão) seria garantir a autonomia da Casa Legislativa, mas com harmonia, que foi o que procuramos desenvolver este ano. Respeitando o Poder Executivo, dialogando, respeitando os poderes, mas garantindo sim autonomia e entendendo que somos poderes distintos — discursa a agora deputada federal, que entregou o relatório dos trabalhos de 2022 ao novo presidente.
O prefeito Adiló Didomenico também destacou o trabalho em conjunto no município entre os poderes. Para o Chefe do Executivo, esta colaboração alçou Caxias ao posto de, por exemplo, a melhor cidade para se fazer negócios do setor da indústria em 2022, conforme ranking da consultoria Urban Systems.
— Caxias vive um momento bom, a despeito de eventuais críticas, por pessoas que enxergam copo meio vazio, mas temos um povo maravilhoso, que adora essa cidade, que reconhece a oportunidade que Caxias deu ao longo desses anos, um povo acolhedor que aceita e recebe todos os imigrantes e migrantes que vêm em busca de oportunidades — destacou o prefeito, lembrando que a cidade acolheu cidadãos de 30 nacionalidades diferentes em 2022.
A Mesa Diretora em 2023 é composta pelos vereadores Olmir Cadore/PSDB (vice-presidente), Renato Oliveira/PCdoB (2º vice-presidente), Adriano Bressan/PTB (secretário) e Marisol Santos/PSDB (2ª secretária).