O Sindicato dos Servidores de Caxias do Sul (Sindserv) realizou uma manifestação na manhã desta quinta-feira (10) contra a proposta de reforma da previdência do município. O ato começou por volta de 10h45min e seguiu até por volta das 11h15min.
Com um carro de som, o grupo se concentrou no pórtico junto ao largo da prefeitura. Após o ato, os manifestantes foram recebidos pelo chefe de gabinete do prefeito Adiló Domenico (PSDB), Cristiano Becker.
Conforme a presidente do Sindserv, Silvana Piroli, o objetivo da manifestação foi apresentar os pontos que os servidores defendem que estão na proposta que ainda será encaminhada à Câmara de Vereadores. Ela afirma que o município não honrou, ao longo dos anos, com os aportes que deveria ter feito para manter o equilíbrio do fundo de aposentadoria dos servidores. Atualmente, a prefeitura e os servidores contribuem com o fundo.
— Pagamos 14% de previdência, mas no setor privado é uma tabela progressiva. Não estamos nos negando a discutir, mas, para o fundo, por exemplo, tem que ter uma solução de longo prazo. Não pode cair só sobre nós — disse Silvana.
Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura de Caxias do Sul diz que não irá se manifestar sobre o ato desta manhã dos servidores.