Pesquisadores começaram a visitar nesta terça-feira (8) casas de Caxias do Sul para aplicar questionários sobre mobilidade urbana. Os entrevistadores estão identificados com coletes e crachás e a aplicação das perguntas demora cerca de 20 minutos para ser concluída. Essa é mais uma etapa do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob).
Serão de duas a três mil residências visitadas pelos pesquisadores. O levantamento contempla perguntas sobre origem e destino dos entrevistados nos deslocamentos, qual meio de transporte que eles usam para esse trajeto, qual é a periodicidade e o motivo para as viagens. Os locais onde os pesquisadores passam são definidos aleatoriamente, a partir do cadastro da prefeitura de bairros, que são subdivididos em zonas de tráfego.
— A partir dessa informação, a gente consegue fazer um modelo da mobilidade de Caxias do Sul. Então, das pessoas que vão de bicicleta, daquelas que andam a pé, daquelas que usam o transporte coletivo, daquelas que usam o próprio automóvel, aplicativos de transporte ou táxi — explica Gustavo Taniguchi, diretor da URBTEC™, empresa que venceu a licitação para fazer o trabalho.
O levantamento também deve ser aplicado a outros grupos, como ciclistas. Essas informações serão adicionadas àquelas já levantadas em pesquisas feitas nos terminais do transporte coletivo, linhas e ônibus, além de outros endereços apontados como estratégicos.
O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Caxias do Sul, Alfonso Willembring Junior, afirma que essa fase permite o levantamento para o diagnóstico das condições de mobilidade de Caxias. É essa avaliação que vai permitir a construção de um plano baseado nas necessidades reais da cidade.
— Fizemos várias reuniões com instituições, entidades e entrevistas dentro do transporte coletivo. Assim, a gente fecha todas as demais pessoas que se envolvem naturalmente com a mobilidade — diz.
Segundo ele, essa etapa segue até metade do mês que vem. Como essa fase depende da comunidade, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade orienta a população para que atenda os colaboradores para responder aos questionários.
A previsão é de que o Planmob fique pronto até julho do ano que vem. O documento consiste em um estudo para viabilizar a integração do planejamento urbano entre transportes, trânsito e mobilidade. Com isso, a ideia é garantir uma melhora nas condições de circulação na cidade para todos:
— Percebe-se que Caxias tem a área central organizada, apesar de saturada, mas percebe-se que tivemos um crescimento desordenado nas periferias — exemplifica Willembring.
Além disso, a formulação do documento permitirá que Caxias do Sul tenha acesso a recursos federais para essa área, já que trata-se de uma exigência legal para municípios de 20 mil habitantes. O custo para a elaboração do documento será de R$ 2,7 milhões.
Outra forma de participar
- Quem quiser colaborar com o Planmob Caxias pode enviar conteúdo, dúvidas e sugestões para o e-mail participedoplanmob@caxias.rs.gov.br.
- Quem quiser consultar informações sobre o Planmob pode acessar essa página.