Uma das urnas das 1.094 seções eleitorais de Caxias do Sul passará neste domingo (2) por um teste de autenticidade promovido pela Justiça Eleitoral. A seção 98, da 169ª Zona Eleitoral, que fica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Giuseppe Garibaldi, receberá o procedimento pouco antes das 7h, horário em que os mesários começam a se organizar nas seções. A urna foi escolhida por meio de sorteio na manhã deste sábado (1º) e está entre as oito do Estado que passarão pelo teste de autenticidade.
Também foram escolhidas nesta manhã, por indicação e sorteio, 23 seções que passarão pelo chamado teste de integridade, no qual urnas são levadas até Porto Alegre, para verificação. Não há prejuízo nas seções originais, já que essas urnas são substituídas e disponibilizadas normalmente para voto. Neste grupo, estão outras cidades da Serra, como Bom Jesus (Zona 63 - seção 41) e Nova Prata (Zona 75 - seção 38). Nenhuma das verificações deverá gerar impactos aos eleitores durante o horário de votação, que é das 8h às 17h.
Segundo Edson Borowski, chefe do cartório da 169ª Zona Eleitoral de Caxias, o procedimento de autenticação que vai ser realizado em Caxias do Sul será acompanhado por juiz, promotor e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo também aberto ao público em geral.
— O local já foi mobilizado, a urna está separada. Todas as urnas da Giuseppe estão sem acesso ao público e às 6h50min (de domingo) ainda faremos este reconhecimento. O procedimento é retirar o pen drive, colocar outro para verificar se os sistemas naquela urna são os mesmos que estão no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A gente faz um teste de autenticidade dos arquivos que constam na urna — afirma.