O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou em Caxias do Sul, por volta das 13h20min, desta sexta-feira (9), no Aeroporto Hugo Cantergiani. De lá, partiu para a Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde visitaria as instalações da UCSGraphene, primeira planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina, financiada pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs) e faria a abertura oficial da 1ª Feira Brasileira do Grafeno.
Durante a visita aos estandes da feira, o presidente conheceu produtos que levam a matéria-prima em sua composição e chegou a vestir um capacete de grafeno. A seguir, Bolsonaro recebeu o Prêmio Caxias do Sul, entregue por vereadores representado a Câmara Municipal.
Por volta das 15h50min, o presidente e as autoridades subiram ao palco. Na abertura, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, acolheu a comitiva de Bolsonaro:
— Seja bem-vindo Bolsonaro, você será sempre bem acolhido na nossa cidade. Teve uma amostra disso no aeroporto. Saiba que cada real investido na nossa região o retorno para o nosso país será grande — disse, entusiasmado.
Adiló ainda destacou avanço do projeto do Aeroporto da Serra Gaúcha, cuja conquista atribuiu ao governo federal e ainda convidou o presidente para assinatura do contrato para eventual obra e também para a abertura da Festa da Uva do próximo ano.
Bolsonaro ocupou a tribuna por volta das 16h15min, para um breve discurso de 10 minutos. Destacou as potencialidades do grafeno e também agradeceu pelo acolhimento em Caxias do Sul.
— Confesso que sempre fui apaixonado por ciências exatas — revelou.
O presidente falou ainda da sua capacidade de resistir aos ataques quem vem sofrendo:
— Sobre pressões que enfrento, fiquem tranquilos. Meu couro é grosso. Fizemos um ministério invejável. Quero que analisem os ministros que indiquei. Comparem aos anteriores.
E complementou:
— Sei que há muita gente melhor do que eu. Quis o destino que eu fosse escolhido. Quero deixar um legado bem diferente do que recebi _ disse Bolsonaro.
O presidente ressaltou os titulares dos ministérios que indicou e disse que quer "eleições limpas" em 2022.
— O que eu quero são eleições limpas, para que a gente possa garantir a vontade popular — sentenciou.
Bolsonaro deixou o Ginásio da UCS às 16h30min. Seguranças não permitiram que a imprensa deixasse o local para uma aproximação a Bolsonaro.
De Caxias, a comitiva presidencial seguiu a Bento Gonçalves. Lá, Bolsonaro e equipe serão recepcionados com uma amostra da enogastronomia que marca o Rio Grande do Sul. O jantar na cave da Vinícola Miolo, ocorre nesta sexta-feira (9), a partir das 19h, e será harmonizado com vinhos do Vale dos Vinhedos e da Campanha Gaúcha.