Os vereadores de Caxias do Sul aprovaram na sessão desta quinta-feira (6) pedido de informações à Secretaria da Saúde sobre suposta negativa de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte na noite de domingo (2). Poliana Almeida da Silva procurou a Brigada Militar em busca de ajuda, após levar o filho de dois anos e dois meses à unidade e não ter sido atendida.
Leia mais
Mãe afirma ter atendimento negado na UPA Zona Norte em Caxias para filho com queimaduras
UPA nega que mãe procurou atendimento para filho queimado em Caxias
Autor do requerimento, o vereador Rafael Bueno (PDT) solicita cópia das imagens das câmeras de segurança do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) de 2 de junho de 2019, entre 17h e 23h59min.
Um segundo pedido de informações sobre o tema saúde, também de autoria de Bueno, foi aprovado na mesma sessão. Entre os questionamentos do vereador, estão quantos médicos estão atendendo em cada especialidade na UPA Zona Norte, no Samu e nas unidades básicas de saúde (UBSs) e quantas pessoas aguardam em lista de espera para procedimento cirúrgico em todas as especialidades médicas, desde janeiro de 2017 até 31 de maio de 2019.
Poliana contou ter ido com o filho à UPA, por volta das 19h, em busca de atendimento. Segundo a mãe, a atendente disse que não havia mais lugar e que ela deveria buscar outro local. Houve registro na Polícia Civil e, mediante intervenção da Brigada, horas depois foi realizado o atendimento.
O IGH, por meio de nota oficial, alegou que "não foi encontrado nenhum registro de busca de atendimento por parte da genitora do paciente antes das 19h30min deste domingo, quando a mesma deu entrada no posto de emergência com a presença da Polícia Militar, com o Samu, e foi prontamente atendida."