O Sistema Integrado de Mobilidade, o popular SIM Caxias, a revisão da concessão para o transporte coletivo, que vence em 2020, obras de mobilidade e providências técnicas e administrativas para melhorar a cidade são assuntos centrais do debate eleitoral. Eles impactam cotidianamente a vida da população.
Leia mais
Como Edson Néspolo vai melhorar a segurança em Caxias do Sul
Como Daniel Guerra vai melhorar a segurança em Caxias do Sul
Como Edson Néspolo vai melhorar a gestão pública em Caxias do Sul
Como Néspolo irá garantir vagas para a educação infantil em Caxias do Sul
Como Guerra irá garantir vagas para a educação infantil em Caxias do Sul
Daniel Guerra, candidato a prefeito de Caxias do Sul, promete abrir UPA da Zona Norte em 2017
Edson Néspolo, candidato a prefeito de Caxias, promete abrir a UPA da Zona Norte até setembro de 2017
Confira o que o candidato a prefeito Edson Néspolo propõe para as áreas de mobilidade e infraestrutura.
Programa Cidade Inteligente
Como será: O programa será implantado em duas áreas: segurança e trânsito. Segundo Néspolo, será instalado em uma central que ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Trânsito e outra com a Secretaria da Segurança.
– A Cidade Inteligente é utilizar mais a tecnologia e inovação. Imagino mais voltada para a área da segurança e do trânsito. Eu sonho que, na Sinimbu e na Pinheiro Machado, tenhamos um sistema de monitoramento do trânsito para liberar ou trancar (a via) com luminosos (placas de trânsito digitais). A central que vai cuidar das sinaleiras e do SIM ficará dentro (da Secretaria) de Trânsito. Podemos ter o monitoramento de carros roubados em alguns lugares da cidade, que são detectados na hora. Podemos ter um sistema de monitoramento de câmeras mais integrado e com uma central coordenada pelas polícias para auxiliar no combate a violência. A Cidade Inteligente é também ter uma iluminação toda monitorada por tecnologia.
De onde virá o dinheiro: Néspolo não disse de onde vai obter o dinheiro para implantar o programa.
Articular a implantação dos contornos rodoviários urbanos e suburbanos
Como será: O pedetista lista quatro obras para melhorar o trânsito: o trevo de acesso ao bairro Santa Fé, a rotatória na entrada do Planalto, além dos acessos de Fazenda Souza, na Rota do Sol, e de Forqueta, na RS-122.De onde virá o dinheiroAs obras de acesso ao Santa Fé e ao Planalto estão asseguradas com recursos da prefeitura e do governo federal, respectivamente.
– A entrada do Posto São Luiz (bairro Santa Fé) e a entrada do Planalto, com o PAI 3 (Programa de Asfaltamento do Interior – fase 3). Outro (projeto) que está garantido é a nova avenida por trás do Desvio Rizzo saindo na Perimetral Sul e desafogando a RS-122. Também vejo com extrema necessidade as entradas de Fazenda Souza e Forqueta. Pretendo fazer todo o esforço para garantir (a construção) da entrada do Bom Pastor que leva para o São Caetano. Não tem nenhum projeto de captação (de recursos) e quero perseguir para realizar (a obra) com recursos próprios. Acho que tem que fazer uma elevada.Para as obras de acesso a Fazenda Souza e Forqueta, o candidato aguarda investimento do governo do Estado.
– Tenho conversado muito com o governador e ele tem sinalizado que vai determinar (a realização das obras).
De onde virá o dinheiro: Néspolo não disse de onde virá a verba para a nova avenida entre o Desvio Rizzo e a Perimetral Sul.
Programa Habita Melhor Caxias, em áreas públicas que não estão em uso em espaços já urbanizados
Como será: O candidato pretende apresentar projetos para a construção de novas unidades habitacionais por meio de financiamento do governo federal, mas não disse quantas unidades pretende construir. O Habita Melhor é um pouco de tudo. Vai passar pelo Plano Diretor, que tem que ser revisado. Por exemplo, o Serrano tem que ser mudado o perfil e levado à condição de área habitacional para (receber) pequenos e microempreendimentos. Hoje, o nosso Plano Diretor e o Plano de Águas não permitem. Pretendo estruturar no primeiro mês as regularizações fundiárias, além de ter programa de captação de recursos para fazer investimento habitacional, como está sendo feito no Rota Nova onde 450 famílias serão beneficiadas.
De onde virá o dinheiro: – A gente deve continuar com projetos bons para pegar financiamento a nível federal.
Construir o Centro de Eventos Cristãos
Como será: Néspolo quer construir um auditório com capacidade para 2 mil pessoas sentadas para eventos religiosos, por meio de parceira-público privada.
– Vamos defender que esse centro seja junto com o Ecoparque. No projeto, já tem previsto um batistério. Um espaço para 1,5 mil, 2 mil pessoas sentadas para todas as religiões. É um auditório grande que possa ser ocupado pelos cristãos e outros eventos.
Introduzir semáforos com tempos diferenciados
Como será: A implantação faz parte do programa Cidade Inteligente, e o equipamento poderia ser operado por meio de uma central de monitoramento, diz Néspolo.
– Na (Rua) Pinheiro (Machado) com a Visconde de Pelotas, que é uma artéria fundamental para ligar à Zona Norte, é um exemplo de (onde pode ser instalada) uma sinaleira inteligente. Quando acontecer um acidente, poderá ser operada com um monitoramento melhor. Eu não falo em mexer em tempo de sinaleira, mas em sinaleiras inteligentes para casos pontuais para desafogar o trânsito.
De onde virá o dinheiro: O candidato não disse que onde pretende tirar os recursos para implantar esse sistema.