O candidato do PSDB à prefeitura de Porto Alegre em 2012, Wambert Di Lorenzo, esteve em Caxias do Sul nesta terça-feira em visita de solidariedade ao vereador Daniel Guerra, diante da decisão do diretório municipal de expulsá-lo do partido. Wambert anunciou sua desfiliação para a próxima semana, declarando que o episódio com Guerra foi a gota d´água para que tomasse a decisão. Ele fez duras críticas ao partido e, em especial, à declaração do presidente estadual, Adilson Troca, de que a decisão do PSDB municipal deverá ser mantida, antes mesmo de apreciar o recurso do vereador.
Para Wambert, que aconselhou o vereador a não encaminhar o recurso junto à Executiva estadual para tentar reverter a expulsão, a decisão do diretório municipal "foi uma carta de alforria".
- Nas questões polêmicas, Daniel ficou do lado do povo. O PSDB de Caxias cometeu harakiri (ritual suicida) ao expulsar seu único vereador, um campeão de votos. É surreal, mas não me surpreende. O PSDB vive uma crise aguda com uma gestão estadual desastrosa - definiu o ex-candidato a prefeito.
Wambert pretende concorrer a deputado federal e a tendência é de que ingresse no PSD. Ele esteve há poucos dias conversando com o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fundador e presidente nacional da sigla. A intenção de Wambert é que Guerra concorra à Assembleia Legislativa para que formem uma dobradinha. Segundo Wambert, o vereador não cogita a hipótese.
- Vim conversar para ver se conseguimos um caminho juntos. Temos convicções profundas e semelhantes. Tenho críticas severas ao número de CCs (cargos em comissão), por exemplo - declarou Wambert.
Filiado há 23 anos, membro do Conselho de Ética do partido, advogado e professor de Ciências Políticas e Filosofia do Direito, para Wambert o PSDB regrediu à década de 1930, do café com leite, e só existe em Minas Gerais e São Paulo.
Já o vereador Guerra garantiu que o ex-candidato a prefeito comentou que visualiza concorrer a federal, mas não conversaram sobre a possibilidade de uma dobradinha. Sobre o recurso, Guerra disse que a decisão será tomada nesta quarta-feira, data final para o encaminhamento à Executiva estadual.
Crise tucana
Ex-candidato a prefeito de Porto Alegre propõe dobradinha com vereador de Caxias em 2014
Wambert Di Lorenzo, que deixará o PSDB devendo ir para o PSD, quer Daniel Guerra concorrendo à Assembleia Legislativa
GZH faz parte do The Trust Project