As 40 novas concessões de táxis de Caxias do Sul, cujo projeto de lei tramita na Câmara de Vereadores, irão para as ruas gradativamente, até o fim do governo Alceu Barbosa Velho (PDT), em dezembro de 2016. O projeto foi encaminhado à Câmara na segunda-feira e será analisado por, pelo menos, três comissões: Constituição, Justiça e Legislação (CCJL), Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS) e Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH).
A proposta partiu de um estudo feito pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, que realizou levantamentos em diversos pontos fixos de táxi em novembro e dezembro de 2012 e em abril de 2013. De acordo com o titular da pasta, Zulmir Baroni Filho, o estudo apontou que, atualmente, não são necessários mais 40 táxis, mas a criação desse número de licenças é para evitar que um novo processo tenha que ser reaberto em curto espaço de tempo.
Baroni afirma que não há uma estimativa para que os novos táxis comecem a rodar. Uma vez obtida a autorização do Legislativo e a sanção do prefeito, a secretaria iniciará a elaboração do processo licitatório, que inclui a realização de uma audiência pública.
A intenção da secretaria é licitar as permissões com prazo de 10 anos, prorrogáveis por mais 10. Das 40 placas concedidas, três deverão ser destinadas a carros adaptados para o transporte de pessoas com deficiência.
Mobilidade Urbana
Novos táxis entrarão em circulação até dezembro de 2016, em Caxias do Sul
Criação de 40 novas placas tramita na Câmara de Vereadores
GZH faz parte do The Trust Project