Cerca de 150 pessoas participaram de um protesto em Caxias do Sul nesta segunda-feira. A concentração se iniciou por volta das 15h30min na Praça Dante Alighieri, mas a manifestação começou somente às 17h. Houve bloqueio no trânsito em toda a área central, com manifestantes na Rua Montaury, desde a Os Dezoito do Forte até a Bento Gonçalves. Antes de iniciar o protesto, na praça, os manifestantes formaram um círculo e expuseram as reivindicações. Muitos deles carregavam faixas relativas a solicitações do magistério, como o piso nacional dos professores.
>> Veja as imagens da mobilização desta segunda-feira
>> Conheça os grupos de Caxias que organizam as manifestações de rua
>> Cerca de 500 pessoas fazem protesto pacífico em Caxias do Sul na sexta
>> Veja as imagens do protesto de sexta-feira
O primeiro bloqueio do trânsito ocorreu por volta das 17h, na esquina das ruas Sinimbu e Dr. Montaury. Antes de bloquearem a Sinimbu por uma segunda vez, os manifestantes caminharam pela Avenida Julio de Castilhos e pela Marquês do Herval. Na caminhada, eles gritaram frases como "Vem pra rua", "Menos vereador, mais professor" e "O povo unido jamais será vencido".
Os manifestantes, então, desceram a Sinimbu em direção a São Pelegrino. Foram bloqueando as ruas até a Rua Coronel Flores e seguiram em direção a Os 18 do Forte. Os motoristas que já estavam nas vias tiveram de dar marcha-à-ré para fugir dos bloqueios.
Foram registrados alguns atos de vandalismo durante o protesto, já à noite. Um ônibus foi apedrejado na Rua Bento Gonçalves e outro foi pichado na Rua Visconde de Pelotas. Voltando em direção ao Centro, alguns manifestantes viraram contêineres de lixo. Sacos com água foram arremesados dos apartamentos em direção aos manifestantes.
Depois de um confronto com policiais militares, os manifestantes sentaram no chão da Rua Os Dezoito do Forte e gritavam "sem violência". Os organizadores informaram que a manifestação se encerraria na praça, mas alguns gritavam BR, BR, sinalizando que queriam continuar na 116. A situação já havia fugido do controle.
De volta à Sinimbu, por volta de 20h30min,um grupo tentou bloquear o trânsito na esquina da Marquês do Herval e queria seguir em direção à rodovia, o que foi evitado pelos policiais militares. Vários manifestantes acabaram sendo revistados em frente à Catedral e nas paradas de ônibus da Sinimbu.