Está marcada para as 15h30min desta segunda-feira uma manifestação na praça Dante Alighieri em Caxias do Sul. Inicialmente, também estava previsto para as 3h30min um protesto em frente à garagem da Visate, empresa operadora do transporte coletivo na cidade. Segundo o organizador, Lucas Mota, esse ato está suspenso por questão de segurança.
Na sexta-feira, a Visate emitiu nota afirmando que o serviço será mantido normalmente. De acordo o comandante interino do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), tenente-coronel Leonel Bueno, a Brigada Militar está monitorando a organização e estará durante a madrugada em frente à Visate.
- Se houver manifestação, iremos dialogar. Não podemos permitir que tranquem a saída dos ônibus porque o prejuízo seria muito grande para a população - afirma Bueno.
Intitulada nas redes sociais de "greve geral", a manifestação convoca os participantes a pedir a saída do senador Renan Calheiros da presidência do Congresso, melhorias na saúde, educação, segurança e mobilidade urbana. Em Caxias, os participantes também defendem a redução da tarifa de ônibus para R$ 2,50 e passe livre para estudantes. O evento tem organização do Anonymus Caxias.
A orientação da Secretaria Municipal da Educação é que as escolas mantenham as aulas, mas suspendam as avaliações, já que alguns alunos podem ser prejudicados se houver problemas com o transporte coletivo. Esse também é o posicionamento da 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE) em relação às escolas estaduais. Aquelas que decidirem paralisar as atividades deverão informar à CRE quando o dia letivo será recuperado dentro do calendário escolar.
O Sindilojas de Caxias sugere que, como precaução, as lojas localizadas próximas aos protestos encerrem o expediente uma hora antes das manifestações. Caso isso ocorra, as horas não poderão ser descontadas dos funcionários.
Nas ruas
Manifestação está marcada para as 15h30min de segunda-feira em Caxias do Sul
Ato em frente à Visate durante a madrugada foi desmarcado, segundo organizador
GZH faz parte do The Trust Project