Caxias do Sul teve aumento no número de homicídios em outubro. De acordo com os indicadores criminais da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), o município registrou 11 mortes no último mês. Em setembro, conforme a mesma base de dados, foram seis casos - já a Brigada Militar (BM) do município contabiliza sete. O município segue a tendência do Estado, que tem um aumento de 111 casos de homicídio para 125 - sendo 116 vítimas em setembro e 132 em outubro.
Na comparação de um ano para outro no RS, há redução de 7% registrada no mês (foram 134 homicídios em outubro de 2022). Porém, no caso de Caxias, até nessa comparação há aumento, uma vez que foram quatro casos em outubro de 2022. Já feminicídios não foram registrados em setembro e outubro.
O comandante do 12º Batalhão de Brigada Militar (12º BPM), tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, explica que o aumento dos homicídios deve-se a causas aleatórias, como de briga de vizinhos ou desentendimento em um camping. Além disso, pelo menos quatro casos seriam ligados a grupos criminosos.
— Por parte de quatro desses casos com indicador de envolvimento de algum grupo criminoso pelas atividades ilícitas que essas vítimas se envolviam — observa o comandante.
Outros municípios que estão entre as maiores populações da Serra conseguiram reduzir o índice de homicídio. Farroupilha e Vacaria não tiveram casos, enquanto em setembro registraram, respectivamente, dois e um homicídios. Já Bento Gonçalves teve mais dois crimes, bem como em setembro. São Marcos segue sem registros.
Já entre os feminicídios, o único município com registro foi Vacaria. Foram dois casos em outubro, contra nenhum em setembro.
Redução nos roubos
Já em roubos, o município teve queda em relação a setembro. Foram 84 em setembro contra 68 em outubro. O comandante do 12º BPM destaca ainda a redução nos roubos a pedestres, veículos e estabelecimentos comerciais. A pedestres foram 61 em setembro e 51 em outubro; de veículo teve a queda de 27 para 17; enquanto a estabelecimento comercial foi de sete a apenas dois.
— Eu saliento isso porque essa redução poupa vidas. Qualquer reação, qualquer tipo de despreparo do próprio indivíduo se assustar com a reação da vítima e dar um disparo, e a própria vítima querer reagir a um roubo, isso pode gerar uma consequência danosa de latrocínio. Também não tivemos registro de latrocínio, está zerado em setembro e em outubro — destaca o tenente-coronel.
Em furtos, o índice praticamente não mudou, já que foram 320 casos em outubro e 319 em setembro. Por outro lado, furtos de veículos registraram aumento de 27 em setembro para 70 em outubro. Enquanto isso, estelionatos foram de 357 em setembro para 374 no último mês.
Veja abaixo os indicadores de Caxias do Sul
OUTUBRO 2023
- Homicídios - 11
- Latrocínio - 0
- Furtos - 320
- Furto de veículo - 70
- Roubos - 68
- Roubos de veículo - 17
- Estelionato - 374
SETEMBRO 2023
- Homicídios - 6
- Latrocínio - 0
- Furtos - 319
- Furto de veículo - 27
- Roubos - 84
- Roubos de veículo - 7
- Estelionato - 357