A Brigada Militar (BM) realizou, pela terceira semana seguida, uma operação policial no Largo da Estação Férrea, em Caxias do Sul. A atividade policial no último sábado (24) teve mais uma vez o objetivo de impedir confusões no local, além de garantir mais segurança aos moradores da região. Desta vez, 128 pessoas e 38 veículos foram abordados, sendo que sete automóveis foram autuados e dois deles recolhidos ao pátio da BM.
As ações começaram após diversos vídeos postados nas redes sociais por volta do dia 11 de junho, que mostravam um grupo reunido em frente à antiga estação, na Rua Augusto Pestana, ostentando armas e gritando palavras de ordem em apoio a uma conhecida facção criminosa que atua no Estado. Também houve registro de brigas. Na data, a Brigada foi até o local e dispersou um grupo, após ter abordado 90 pessoas e fiscalizado 15 veículos. De acordo com a corporação, seis veículos foram autuados por infrações e um foi recolhido. A operação iniciou por volta das 22h e a BM permaneceu no local até as 3h.
Já no dia 17 de junho, após a repercussão da operação e das atividades criminosas uma semana antes, o ponto do bairro São Pelegrino, conhecido por reunir casas noturnas e jovens à procura de diversão, trazia uma tranquilidade atípica para o horário. A Rua Augusto Pestana estava vazia, e, na Coronel Flores, os frequentadores do espaço não aglomeravam-se na pista, como de costume.