O Largo da antiga Estação Férrea de Caxias do Sul voltou a ser palco para baderneiros na noite de sábado (10). Diversos vídeos postados nas redes sociais mostravam um grupo reunido em frente à antiga estação, na Rua Augusto Pestana, ostentando armas e gritando palavras de ordem em apoio a uma conhecida facção criminosa que atua no Estado. Também houve registro de brigas entre homens e tumulto.
Em resposta aos pedidos da população, especialmente de moradores das proximidades, por mais segurança na área, a Brigada Militar foi até o local e dispersou o grupo, após ter abordado 90 pessoas e fiscalizado 15 veículos. De acordo com a corporação, seis veículos foram autuados por infrações e um foi recolhido. A operação iniciou por volta das 22h e a BM permaneceu no local até as 3h.
Apesar da pronta resposta, é histórica a reivindicação por ações contínuas e efetivas de segurança naquele local que, além de valor histórico, é ocupado por diversos estabelecimentos de gastronomia e entretenimento. O fato deste final de semana, contudo, surpreendeu até o policiamento, pela exibição com armas de fogo. O tenente coronel Vargas, do 12º BPM, garante que a resposta a esse novo nível de perturbação será contundente.
- Nós fazemos ações de inteligência no local, mas nunca passou de pessoas com som alto, de grande aglomeração de pessoas, mas não havia indicativo de que houvesse pessoas armadas naquele local. Ao receber os vídeos tomamos a providência imediata, inclusive cancelando ações de desarmamento em outros pontos da cidade, devido à urgência daquele momento. Nossa diligência agora é a de tentar identificar aquelas pessoas que aparecem com armas na mão ou se intitulando como membros dessa facção já conhecida por nós, e que tem esse perfil de ser uma gente mais jovem, e que está na noite sem medo de fazer a afronta. Teremos uma postura forte quanto a isso - destaca o tenente coronel Vargas, do 12º BPM.
Vargas observa ainda que a ação mais efetiva da força policial no local se dá sempre que se percebe que as forças de fiscalização da prefeitura, como Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito, poderão não dar conta da questão. Como no caso de haver pessoas armadas no local.
- Sempre que necessário a gente vai utilizar o nosso poder de polícia para dispersar aquelas pessoas que não tem nada a fazer ali, a não ser fazer barulho e perturbar o sossego dos outros. É um espaço público, que pertence à prefeitura municipal e que tem as suas guarnições de fiscalização, especialmente de comércio ambulante ou de veículos. Mas quando a situação ultrapassa o controle, a Brigada Militar não vai titubear, porque é uma questão de restauração da ordem pública que nos cabe.
O tenente coronel aponta ainda a importância de pessoas que reconhecerem indvíduos que estejam nos vídeos cometendo alguma ilegalidade façam a denúncia anônima, que pode ser para o 190 ou pelo Whats do 12º BPM: 54 98414.1178.
- É importante que as pessoas que conheçam aqueles indivíduos armados que aparecem no vídeo, que eventualmente saibam que é aquele cara que apronta na vizinhança daquela pessoa, façam a denúncia nos nossos canais de telefone e WhatsApp. O anonimato é garantido, e é um meio muito útil.