O Largo da Estação Férrea de Caxias do Sul parecia irreconhecível na noite deste sábado, 17, e madrugada de domingo, 18. O ponto do bairro São Pelegrino, conhecido por reunir casas noturnas e jovens à procura de diversão, trazia uma tranquilidade atípica para o horário. A Rua Augusto Pestana estava vazia, e, na Coronel Flores, os frequentadores do espaço não aglomeravam-se na pista, como de costume.
Cenário completamente diferente de outros finais de semana. O que pode explicar essa mudança é a presença de policiais, que instalaram-se no local às 20h, antes do movimento intensificar-se.
A ação da Brigada Militar (BM) e prefeitura, por meio da Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito, foi organizada após, na última semana, um vídeo que mostra homens armados na Augusto Pestana ser compartilhado nas redes sociais. O conteúdo provocou preocupação na comunidade e autoridades.
— Inaceitável — define um policial que atua na operação.
Com pelo menos seis viaturas e 10 policiais, a operação tem caráter preventivo. Por volta de 23h30min, enquanto a reportagem observava a movimentação, a estratégia parecia já funcionar. Frequentadores interagiam tranquilamente nas filas e as conversas pareciam aquecer os grupos de amigos e casais até a hora da entrada nos estabelecimentos.
A madrugada no Largo da Estação Férrea até a 1h torna-se pacata. Neste período, veículos com som alto ou gritarias — reclamação constante de vizinhos da área — não foram ouvidos. Outra estratégia adotada foi bloquear um trecho da Augusto Pestana, que também tem um dos pontos mais escuros daquela região. Futuramente, a ideia é tornar fixa essa iniciativa.
Outros pontos
Conforme levantamento da BM, além do Largo da Estação Férrea, outros seis pontos são os que mais causam problemas de perturbação de sossego no município: dois próximos a casas noturnas e um posto de combustíveis no Loteamento Sanvitto; um perto de um estabelecimento no Cidade Nova; um no Cinquentenário; e um no Petrópolis.
A partir da 1h, a reportagem parte para estes outros locais para verificar o que estaria ocorrendo. Em cada um deles, a reportagem faz duas verificações em cerca de duas horas — incluindo São Pelegrino.
Casas noturnas no Loteamento Sanvitto, Cidade Nova e Cinquentenário reuniam muitos frequentadores. Não havia, no entanto, registro de situações que gerassem perturbação, com poucos jovens do lado de fora destes estabelecimentos. A operação também passa por esses locais. O posto de combustíveis no Loteamento Sanvitto permaneceu vazio.
De volta à Estação
Ao final da ronda, a reportagem retorna à Estação Férrea e, como no início da madrugada, o cenário é de normalidade. O que muda é que jovens passam a sair das casas noturnas. A equipe do jornal Pioneiro acompanha a movimentação até próximo de 4h, faixa de horário que, conforme a BM, costuma concentrar essas ocorrências.