Estratégia tradicional da Brigada Militar (BM) em dezembro, a Operação Papai Noel foi lançada em Caxias do Sul no início da tarde desta segunda-feira (6). Em razão da chuva, os policiais militares se apresentaram na área das bancas da Feira do Livro, na Praça Dante Alighieri. A operação reforçará o número de policiais na área central para garantir a tranquilidade no comércio em um período de maior circulação de dinheiro.
A estratégia é semelhante à da Operação Black Friday, que ocorreu em novembro. O diferencial será a chegada de 25 novos soldados que integram uma turma de 865 policiais recém-formados pela BM. A estratégia do comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) será manter eles em um mesmo pelotão para que continuem atuando juntos pela área central.
— Tivemos um saldo positivo, com apenas dois registros de roubos ao comércio durante a operação (Black Friday). É um número para ser comemorado tendo em vista o porte da nossa cidade e o número de comércios. Queremos dar continuidade com a Papai Noel — aponta o major Wagner Carvalho, subcomandante do 12º BPM.
O batalhão responsável pelo policiamento ostensivo em Caxias do Sul espera receber mais 15 PMs ainda em dezembro. Eles seriam policiais mais experientes que solicitaram transferências diante da aberturada de vagas para a nova turma. Veteranos tem preferência nestas solicitações, conforme o regramento da corporação.
Esse é o primeiro reforço recebido pelo maior batalhão da Serra desde abril de 2018, quando chegaram 30 soldados. O grupo fazia parte de uma turma de 506 novos servidores da segurança para o RS. Antes, o 12º BPM havia recebido 50 dos 1.018 novos policiais formados em julho de 2017.
Em abril, o lançamento do livro de memórias do 12º BPM escancarou que o batalhão de Caxias do Sul estava com o menor número de policiais militares em 48 anos de história. Na inauguração, em agosto de 1974, a unidade contava com 299 policiais militares. O efetivo era maior que o disponível em abril: 293 militares.
O reforço deste mês melhora a situação, mas o número de PMs continua sendo menos da metade do efetivo considerado ideal para um município de 517 mil habitantes: 720 PMs, segundo estudos da própria BM.