Começou nessa sexta-feira (12) e se estende até 30 de novembro a Operação Black Friday em Caxias do Sul. Esta é a segunda vez que a ação ocorre, como forma de fortalecer a segurança na cidade durante o período de aumento da circulação de pessoas em regiões comerciais devido às compras da promoção e presentes para as festas de final de ano, além do pagamento do 13º salário.
O policiamento ostensivo com cavalos, cães e motocicletas vai contar com a Força Tática em pontos estratégicos da cidade. O helicóptero da Brigada Militar também, eventualmente, será utilizado. A Operação ocorre no Centro e em outros micropolos comerciais (Cruzeiro, São José, Santa Catarina, Desvio Rizzo, Forqueta, São Caetano e Nossa Senhora das Graças).
— Toda a proteção e segurança não é só para a comunidade, mas também para os comerciantes, porque se o comerciante se sente seguro no seu estabelecimento, ele consegue dar mais atenção à própria atividade e ele não tem tanto essa preocupação com a segurança — comenta a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra nessa sexta.
Conforme Idalice, a expectativa é que uma parte significativa do 13º salário seja usado nas compras da Black Friday. Segundo ela, existe uma demanda principalmente por eletroeletrônicos nesta promoção e o cenário é otimista para o comércio local.
A ação, lançada nessa manhã no Sindilojas, é resultado da parceria da Brigada Militar com entidades do comércio e outros órgãos de segurança pública. O tenente coronel Emerson Ubirajara de Souza, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), explica que o efetivo é variável. De acordo com ele, após a formatura dos novos soldados da BM, em 18 de novembro, o 12º BPM deverá receber novos policiais militares que serão usados nessa operação e também na Operação Papai Noel, que iniciará em dezembro.
— Com o aumento do volume de compras no comércio, o aumento de pessoas circulando nas áreas comerciais, o pagamento de parcela do 13° na ruas, tende a chamar a atenção de delinquentes que praticam roubos ao comércio e a pedestres principalmente e, para que estes tipos de delitos não aumentem, é necessária a atenção dos órgãos de segurança.