A Brigada Militar de Caxias do Sul recebe a partir desta quarta-feira o reforço de 50 novos policiais. Eles fazem parte do grupo de 1.018 alunos que se formou na última semana, em Porto Alegre. Nesta terça-feira, os brigadianos se apresentaram na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM). Durante todo o dia, os novos policiais vão receber instruções sobre os indicadores de criminalidade e conhecer pontos críticos da cidade.
– Todos atuarão na área central em dois turnos. Este reforço permitirá que os policiais do Policiamento Comunitário retornem aos seus bairros de atuação. A Companhia de Operações Especiais (COE) também poderá focar em suas ações – aponta o capitão Flori Chesani Júnior, comandante interino do 12º BPM.
A presença dos novos soldados também deve auxiliar na redução de um problema persistente neste ano: o roubo a transporte coletivo. De janeiro até o final de junho deste ano, foram registrados 154 roubos a ônibus. O número é 62% maior do que o do primeiro semestre do ano passado, que teve 95 crimes. O levantamento foi divulgado pela Visate, empresa responsável pelo transporte coletivo urbano em Caxias.
– É o índice que continua com um acréscimo significativo. Iremos reforçar as paradas de ônibus para realizar abordagens e inibir este tipo de crime – afirma o capitão Chesani.
Reforço pela Serra
Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado e Vacaria também receberam novos policiais. Ao todo, são 96 servidores destinados à região da Serra pelo Governo do Estado. Neste primeiro momento, os brigadianos farão um estágio de 60 dias nessas cidades. Após esse período, saberão em quais regiões vão ficar em definitivo.
Cerca de 70% dos 1.018 novos policiais formados ficarão na Região Metropolitana de Porto Alegre. Assim, a maior parte dos policiais do interior que foram cedidos para o reforço do policiamento na Capital retornarão para os municípios onde estão lotados até o final do mês. A Serra cedeu 31 PMs, nenhum de Caxias.