Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Canela estão entre as 10 cidades gaúchas com mais assassinatos em janeiro. Os números do primeiro mês de 2021 foram divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública na manhã desta quinta-feira (11). Bento Gonçalves também aparece como o município que teve o maior aumento no número de homicídios na comparação com o mesmo período do ano passado.
Em 2020, Bento comemorou não ter registrado nenhum assassinato no mês de janeiro. Foram 45 dias sem homicídios, o maior período sem morte por violência na Capital do Vinho dos últimos três anos. O cenário de 2021 é bem diferente: foram sete assassinatos em janeiro e o maior aumento de casos do Rio Grande do Sul na comparação com janeiro de 2020.
Este salto nas mortes é explicado pelo ataque a uma residência que terminou com quatro homens executados a tiros no bairro Municipal. As vítimas, que eram irmãos, sobrinho e primo, foram mortas com 39 tiros. Para a Polícia Civil, esta chacina foi motivada pela disputa pelo tráfico de drogas na cidade. O caso segue em investigação.
Assim como Bento Gonçalves, Caxias do Sul também registrou sete assassinatos em janeiro. São dois homicídios a mais que no primeiro mês de 2020, que teve cinco mortes por violência. Segundo os dados da SSP, a maior cidade da Serra teve 81 homicídios no ano passado, uma média de 6,75 mortes por mês. Este dado não considera os casos de latrocínios e confrontos com a polícia, que elevariam para 103 o número de mortes em 2020, como mostra o Contador da Violência, feito pela reportagem do Pioneiro.
O terceiro município da Serra com mais homicídios é Canela, que teve três mortes. Este número é mais preocupante se considerar que em todo o ano passado o município de 45 mil habitantes teve seis assassinatos. Ou seja, no primeiro mês de 2021, Canela já teve metade dos assassinatos registrados em 2020. Segundo a Polícia Civil, as mortes de janeiro também estão ligadas às disputas do crime organizado pelo tráfico de drogas.
Os indicadores divulgados pelo Governo do Estado mostram que 68 municípios gaúchos tiveram assassinatos no primeiro mês de 2021. Na Serra, foram nove cidades com mortes por violência, totalizando 23 homicídios.
Bento Gonçalves e Caxias do Sul só tiveram menos homicídios em janeiro que Porto Alegre. A capital teve 22 homicídios neste primeiro mês do ano. No total, o Rio Grande do Sul contabilizou 140 homicídios, 10 a menos do que em janeiro do ano passado.
Sobre os crimes patrimoniais, a comparação entre janeiro deste ano e janeiro de 2020 mostra que as tendências do ano passado se mantêm. Os roubos e furtos estão em queda, com destaque para Flores da Cunha, que teve uma redução de 85% nos assaltos, registrado apenas um roubo neste primeiro mês do ano.
O alerta continua para os crimes de estelionato, que seguem em crescimento. Em todo o Rio Grande do Sul já foram mais de 5,5 mil pessoas enganadas por golpistas. Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Flores da Cunha tiveram mais de 90% de aumento nos estelionatos neste primeiro mês, somando 513 golpes. A média foi de 17 pessoas enganadas por dia apenas nestas quatro cidades da Serra.
Em suas manifestações, a Polícia Civil sempre ressalta que a principal arma contra os estelionatos é a prevenção. É preciso sempre estar atento a possíveis golpes, especialmente em transações e negociações pela internet.