Um surto de covid-19 foi confirmado no Presídio Estadual de Canela. No boletim de quarta-feira (17), a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seapen) confirmou cinco casos de coronavírus e outros dois suspeitos entre os detentos. Também foram afastados três servidores penitenciários que testaram positivo para a covid-19. Conforme a 7ª Delegacia Penitenciária Regional (7ª DPR), todos os infectados apresentaram apenas sintomas leves da doença. Esta é a quarta casa prisional da Serra que tem um surto de covid-19 confirmado.
Segundo a Superintendências dos Serviços Penitenciários (Susepe), todos os apenados que apresentaram sintomas foram isolados e testados. A direção da casa prisional também estabeleceu restrições nas movimentações internas do presídio de Canela.
O delegado regional Marcos Ariovaldo afirma que o surto é considerado controlado e já está em fase final. Os sintomas iniciaram no início do mês e outros dois detentos já são considerados recuperados.
O presídio de Canela abriga aproximadamente 220 apenados, contudo, o surto aconteceu na chamada galeria dos trabalhadores, onde ficam os apenados que possuem tarefas internas na cadeia — como limpeza e cozinha — e contato com agentes penitenciários. O delegado regional relata que todos os sintomáticos foram isolados e testados, com os atendimentos acontecendo dentro da casa prisional e que nenhum detento precisou ser internado em um hospital.
Mais de 17,3 mil testes já foram realizados em cadeias gaúchas
Esse é o quarto surto de coronavírus em casas prisionais da Serra e o segundo fora de Caxias do Sul. Entre julho e agosto, o vírus foi enfrentado em duas galerias da Penitenciária Estadual que fica no distrito do Apanhador. Uma testagem em massa identificou 140 casos da covid-19.
Quatro meses depois, um surto foi detectado no Presídio Regional, que fica na BR-116, na área urbana de Caxias do Sul. Na ocasião, 10 presos e três agentes penitenciários testaram positivo.
O último surto aconteceu no presídio de Vacaria em janeiro, quando 22 detentos testaram positivo. Na ocasião, um agente penitenciário também realizou o teste, mas o resultado foi negativo.
Em todo o Rio Grande do Sul, a Susepe já realizou mais de 17,3 mil testes de covid-19, com 1.852 casos de presos recuperados e nove mortes em decorrência da doença. Conforme o último boletim, estão em tratamento 32 casos confirmados de covid-19 e outros 50 suspeitos em presídios gaúchos.