Um surto de coronavírus foi detectado no Presídio Estadual de Vacaria, que abriga cerca de 300 apenados. Conforme a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seapen), são 22 casos confirmados de covid-19 entre detentos. Um agente penitenciário também realizou o teste, mas o resultado foi negativo.
Os primeiros sintomas da covid-19 foram percebidos entre os presos na última segunda-feira (11), data em que a direção da casa acionou a Vigilância Sanitária do município e ocorreram os primeiros testes. A maioria dos casos é de sintomas leves, com tratamento na própria casa prisional. Apenas um preso precisou ser transferido para um hospital. Esse detento, que possui outras comorbidades, ainda aguarda o resultado do teste para coronavírus.
Todos os apenados que apresentaram sintomas foram isolados e a Superintendências dos Serviços Penitenciários (Susepe) estabeleceu restrições nas movimentações internas do presídio. Segundo o delegado regional Marcos Ariovaldo, o surto é considerado controlado.
Esse é o terceiro surto de coronavírus em casas prisionais da Serra, o primeiro fora de Caxias do Sul. Entre julho e agosto, o vírus foi enfrentado em duas galerias da Penitenciária Estadual que fica no distrito do Apanhador. Uma testagem em massa identificou 140 casos da covid-19.
Quatro meses depois, um surto foi detectado no Presídio Regional, que fica na BR-116, na área urbana de Caxias do Sul. Na ocasião, 10 presos e três agentes penitenciários testaram positivo.
Em todo o Rio Grande do Sul, a Susepe já realizou mais de 16,2 mil testes de covid-19, com 1.815 casos de presos recuperados e nove mortes em decorrência da doença.