Testes confirmaram o surto de covid-19 no Presídio Regional de Caxias do Sul, que fica na BR-116. Dos 11 testados, dez apenados tiveram o vírus detectado, de acordo com a prefeitura. A casa prisional está com as movimentações suspensas desde a última quinta-feira (10) por determinação da Vara de Execuções Criminais (VEC), após três servidores da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) terem testado positivo para o coronavírus.
A decisão relatava que diversos apenados estavam com sintomas gripais. Na ocasião, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou que 11 detentos fizeram o teste PCR (obtida por meio de uma espécie de cotonete, na mucosa do nariz e garganta). Além dos 10 casos confirmados, a Secretaria coletou amostras de mais cinco apenados que apresentaram sintomas na última sexta-feira (11).
Este é o segundo surto de coronavírus em uma cadeia da Serra. No início de agosto, 61 presos tiveram casos confirmados para covid-19 na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, que fica na localidade do Apanhador, na RS-453, limite com São Francisco de Paula. Menos de um mês depois, 140 apenados foram diagnosticados em testes rápidos.
Assim como no surto de agosto, a Unidade Básica de Saúde (UBS) dentro da cadeia realiza o monitoramento e avaliação clínica de todos os detentos do Presídio Regional. As medidas de restrições são as mesmas aplicadas e a expectativa é que o surto seja contido.
— O Ministério Público está acompanhando e a manifestação foi para serem tomadas as medidas que já aconteceram anteriormente. Acreditamos que os apenados continuam tendo um melhor atendimento dentro do presídio. É uma situação que se altera de um dia para o outro, mas, no momento, as medidas já estão tomadas, com a interdição e acompanhamento de equipes médica e de vigilância sanitária — aponta a promotora Alessandra Moura Bastian da Cunha, que considera a contaminação normal diante do aumento dos casos em toda a cidade.
Segundo o boletim diário divulgado pela Susepe, não há casos suspeitos em outros presídios da região. Em todo o sistema penitenciário gaúcho, são 76 casos suspeitos e 42 confirmados para coronavírus. Desde o início da pandemia, nove apenados morreram em decorrência da covid-19 e 1.572 presos são considerados recuperados da doença.