A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) relata que não há mais nenhum caso confirmado de covid-19 na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, que fica na localidade do Apanhador. A maior cadeia da Serra havia registrado um surto de coronavírus em julho, quando 61 presos testaram positivo. A penitenciária do Apanhador abriga 1,1 mil detentos.
Leia mais
Presídio Estadual de Caxias tem 61 presos que testaram positivo para o coronavírus
Prefeitura disponibiliza 200 testes para monitorar surto da covid-19 em penitenciária de Caxias do Sul
Conforme o último boletim diário divulgado, há apenas dois casos suspeitos de covid-19 entre os detentos da casa prisional. Não há casos em outras cadeias da Serra.
O surto no Apanhador aconteceu na Galeria A, que abrigava aproximadamente 315 apenados. Inicialmente, dois presos que apresentaram sintomas foram isolados. Um deles precisou ser levado para um hospital, enquanto o outro foi tratado na Unidade Básica de Saúde (UBS) da casa prisional. A prefeitura disponibilizou testes para todos os apenados da Galeria A, quando foram detectados outros 59 infectados, praticamente todos assintomáticos.
Na ocasião, a Vara de Execuções Criminais (VEC) determinou a suspensão da movimentação dos presos para conter o surto, o que incluía videoconferências, visitas ou contato com os advogados. Estas medidas continuam válidas até quinta-feira (27).
Este foi o primeiro surto de coronavírus registrado em uma casa prisional da Serra. Em todo o sistema penitenciário gaúcho, a Susepe relata 754 casos detectados de coronavírus no regime fechado que permanecem em isolamento. Também são informados que 805 presos foram diagnosticados e já se recuperaram, além de seis óbitos registrados em decorrência da covid-19.