A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou um surto de coronavírus na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, no Apanhador, nesta quinta-feira (30). Dois presidiários da Galeria A já testaram positivo para a covid-19, sendo que um está hospitalizado e o segundo está na enfermaria da instituição prisional. Existe ainda um apenado com suspeita de ter contraído o vírus.
Leia mais
Secretaria da Saúde de Caxias do Sul inicia testes de covid-19 em clínicas psiquiátricas
Mesmo sem eficácia comprovada, Caxias do Sul e Bento Gonçalves disponibilizam hidroxicloroquina para tratamento de covid-19
A Vara de Execuções Criminais recebeu a informação nesta quinta e decidiu suspender a movimentação dos presos por 14 dias. Assim estão suspensas as realizações de audiências, as visitas e o contato com os advogados, exceto para situações emergenciais ou assinatura de instrumentos de mandados. Ainda não há nenhuma decisão individual, mas poderá ser analisado nos próximos dias.
O advogado Victor Hugo Gomes que responde por um apenado de 60 anos que contraiu o vírus e está em enfermaria, afirma que o Estado não tem como garantir atendimento aos presos, de forma que isole os contaminados e consiga interromper a disseminação da covid-19 dentro da penitenciária.
— A enfermaria lá é pequena. Quando eu estive lá, semana passada, na cela que o senhor está na enfermaria, eles estavam em dois e, na do lado, estavam em cinco. Nada mais justo que ele possa ser tratado em casa — afirma o advogado.
Segundo Gomes, a determinação da VEC será cumprida. No entanto, ele teme que o vírus se dissemine.
— Esse surto pode se alastrar no sistema penitenciário e vai virar um caos — alerta o advogado.
Esse não é primeiro surto em prisões do Rio Grande do Sul. Segundo a VEC, a medida de restrição de movimentação dos presos foi usada em outras instituições e se conseguiu controlar a disseminação. A posição poderá mudar se a contaminação dos presos for descontrolada.