Com a ideia de que crianças educadas serão adultos conscientes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) desenvolve, desde 2004, o Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran). O projeto utiliza atividades pedagógicas para conscientizar alunos do ensino fundamental sobre a importância do respeito às leis e ao próximo, como forma de evitar acidentes. Presente em mais de 10 Estados brasileiros, o Fetran começa a ser desenvolvido neste mês em Caxias, primeira cidade da Serra a receber a iniciativa.
Leia mais
Homem é preso ao tentar sair de ótica com óculos na cueca em Caxias do Sul
Homem é feito refém durante assalto em bar de Caxias do Sul
O lançamento do festival, que será realizado em cinco escolas e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ocorreu nesta terça. As instituições de ensino fundamental contempladas, selecionadas com base em relatórios da Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), são Dezenove de Abril, Dolaimes Stédile Angeli, Bento Gonçalves, Laurindo Luiz Formolo e Afonso Secco. As atividades pretendem sensibilizar ao menos 2 mil alunos e começarão no final do mês. A ideia é que as ações sejam realizadas permanentemente, por pelo menos três meses.
– Nosso intuito é conscientizar as crianças e jovens para que as lições de cidadania sejam desenvolvidas desde sempre. O tema do Fetran é Transformando Atitudes Para Salvar Vidas e é nisso que acreditamos – esclarece o policial rodoviário federal Carlos Francisco Nunes, um dos coordenadores da iniciativa em Caxias.
A assessora pedagógica da Cipave da secretaria da educação, Ivana Roberta Rech, explica que os professores que participarão das atividades do Fetran foram preparados com capacitações à distância e presenciais.