O novo helicóptero apresentado pela Brigada Militar em Caxias do Sul é um reforço contra os ataques a banco na região. Em 2016, foram 23 assaltos contra agências de 14 municípios diferentes. A aeronave está na Serra desde 26 de agosto, quando já estreou na busca de assaltantes em Monte Belo do Sul, mas a solenidade de entrega só ocorreu na manhã desta sexta-feira.
Leia mais
Caxias do Sul alcança a triste marca de 100 assassinatos no ano
Contador da violência: saiba quem são as vítimas de assassinatos em Caxias
Saiba quais são as causas do aumento dos homicídios em Caxias
Justiça rejeita denúncia contra rapaz que chutou policial em Caxias
O helicóptero modelo esquilo HB 350B tem capacidade para até seis pessoas e é equipado com um sistema de imageador térmico, popularmente conhecido como sensor de calor, que permitirá a localização de criminosos refugiados em áreas de mata, por exemplo.
– É uma aeronave para qualquer missão, capaz de decolar com tripulação operacional e armamento pesado, além deste equipamento que nos possibilita uma ação cirúrgica nestas ocorrência em matagais, o que é muito comum na nossa região. Quem ganha é a comunidade da Serra, os 66 municípios atendidos – celebra o comandante do CRPO Serra, coronel Antônio Osmar da Silva.
O novo monomotor alcança velocidade de 180 km/h e pode atuar a noite. Sua gravação de vídeo é transmitida em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Além das operações de busca, a aeronave será empregada para acompanhar grandes movimentações populares, como protestos, a romaria de Caravaggio e as eleições deste domingo.