A travessia de carros por balsa sobre o Rio Taquari, na RS-431, entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, na Serra, está interrompida desde a manhã desta sexta-feira (8). A informação foi confirmada pelo sócio proprietário da Lacel Construção e Apoio Naval, Vitor Hugo Prates. A empresa é responsável pela operação do serviço.
Segundo Prates, agentes da Marinha fizeram uma vistoria na balsa nesta manhã. Durante a verificação, foi constatado que a balsa operava sem o CTS, documento que indica quantas pessoas são necessárias na tripulação do equipamento. Com isso, o serviço foi suspenso por tempo indeterminado.
Conforme o sócio proprietário da Lacel, a empresa solicitou à Marinha a renovação do documento há duas semanas. Contudo, o órgão não indicou o prazo para liberar a documentação.
Prates ressalta que o documento não "é uma mera burocracia" e que não influencia na segurança dos tripulantes e dos veículos transportados. A empresa tenta contato com o órgão para liberar o serviço.
Desde fevereiro, a balsa é o principal meio de travessia entre as duas cidades, e também permite a ligação com Bento Gonçalves. Isso porque a ponte que conectava os municípios foi destruída pela enchente de setembro de 2023.
Em maio deste ano, a intensa chuva voltou a elevar o nível do Rio Taquari. Por consequência, a balsa que operava há poucos meses foi levada pelas águas e foi parar no município de Estrela, no Vale do Taquari. Com isso, a atual balsa começou a operar em julho, quando a empresa colocou a nova estrutura em funcionamento.