O bom velhinho está chegando: a partir do dia 24 de outubro se inicia o 39º Natal Luz de Gramado. Mas a pouco menos de um mês para a abertura, a decoração natalina está sendo montada na área urbana do município das Hortênsias. Estão no pórtico de entrada pela RS-235, nas rótulas pelas ruas até o Centro e na ilha do Lago Joaquina Bier, com imagens do papai-noel, anjos, renas e luzes. Os ingressos e a programação, que seguirá até o 19 de janeiro de 2025, podem ser encontrados no site natalluzdegramado.com.br.
Conforme a presidente da Gramadotur, autarquia organizadora do evento, Rosa Helena Volk, a montagem começou na última sexta-feira (20) e deve seguir até a semana que antecede o início do evento. O trabalho é extenso, segundo ela, devido ao tamanho das estruturas que serão montadas. Neste ano, o Natal Luz terá como tema central o Acolhimento.
— O Natal Luz é um evento que reúne famílias, então pensamos naquelas pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Vamos ter durante o desfile e outros pontos da programação uma cabine para que as pessoas com autismo possam ficar melhor acomodadas e com som abafado — adianta Rosa, , que acrescenta que serão entregues abafadores sonoros individuais.
O interesse em ingressar nesses espaços deve ser sinalizado pela família quando for comprar o ingresso. A presidente da Gramadotur acredita que o Natal Luz seja um espaço com estímulo visual e sonoro a todos os integrantes da família, por isso o evento precisava se preparar para receber este público.
Outro diferencial deste ano é que o Grande Desfile de Natal acontecerá pelas ruas centrais de Gramado e será gratuito. Em outros anos, esse espetáculo era em local fechado com venda de ingressos. As atividades da programação se iniciam todos os dias às 9h e vão até 20h.
Rosa Volk frisa que, mesmo com os estragos causados pela cidade durante os eventos climáticos do ano passado e de maio de 2024, o Natal Luz acontecerá. Argumenta que Gramado é 86% movida pelo turismo e esse segmento precisa ser retomado, então, nada melhor do que o momento especial que é o Natal. Ano passado, o Natal Luz recebeu 2,1 milhões de visitantes. A expectativa deste ano é de chegar a 2 milhões.