Passageiros da Linha TR01, a linha Troncal que liga as estações Floresta e Imigrante do transporte coletivo de Caxias agora contam com um novo sistema de informações dentro dos ônibus. Trata-se do Próxima Parada, um dispositivo que avisa, por meio de telas eletrônicas e áudio, qual ponto de embarque e desembarque está logo à frente. Os 12 veículos que operam a linha já estão com os aparelhos instalados.
Caxias é a primeira cidade do Estado a adotar o sistema, que funciona de forma automática a partir da inserção do trajeto da linha. Ou seja, não é necessário nenhuma ação por parte do motorista ou do operador. Com a informação, o passageiro pode se deslocar com antecedência para a porta antes do ponto onde irá desembarcar, agilizando a operação, como é comum em sistemas de metrô.
Desenvolvido pela Luminator Brasil, empresa com sede em Caxias do Sul e integrante da Luminator Technology Group, o sistema também permite a adoção de telas TFT com o mapa da linha e veiculação de publicidade. A operação em Caxias, porém, envolve apenas o nome do ponto de desembarque e o aviso sonoro.
Outra possibilidade oferecida pela tecnologia, mas que não será adotada em Caxias nesse momento é a transmissão das informações de trajeto para aplicativos e painéis nos pontos de ônibus. Esse modelo, contudo, já funciona em Santiago do Chile, onde o Próxima Parada é um serviço disseminado no transporte coletivo.
No Brasil, o sistema está disponível nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, São José dos Campos (SP) e Sorocaba (SP).
— Esse sistema já está em uso nos principais operadores da Europa há mais de 10 anos e com tecnologia desenvolvida e aprovada pelas normas automotivas — observa Guilherme Demore, executivo da Luminator Brasil.