As famílias vizinhas à fábrica de chocolates que pegou fogo em Flores da Cunha foram autorizadas a voltar para casa. Os moradores precisaram sair das moradias diante da fumaça tóxica expelida pelos materiais da Tradição Gourmet Chocolates, localizada em São Gotardo. As chamas atingiram a empresa no fim da manhã de domingo e os trabalhos dos bombeiros só foram encerrados cerca de 30 horas depois, por volta de 18h de segunda-feira (26).
Segundo o capitão Vinícius Manfio, do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, a equipe conseguiu evitar novos focos de incêndio e fazer o resfriamento de todo o material. Com isso, foi considerado que não haveria mais riscos para os moradores do entorno.
Vizinha da fábrica, Raquel Galiotto se abrigou na casa de familiares e conta que voltou nesta terça-feira para limpar a residência. Também morador do entorno, Edinei Tonet já voltou para a moradia, mas diz que ainda é possível sentir o cheiro da fumaça no bairro.
Segundo o capitão Manfio, toda a estrutura da Tradição Gourmet Chocolates foi destruída pelo fogo. Cerca de 3 mil metros quadrados de área foram atingidos. Ele conta que o trabalho se estendeu em função dos materiais armazenados na empresa, como gordura vegetal, massa de cacau, componentes plásticos das embalagens e caixas de papelão.
— A característica desse tipo de incêndio é queimar em superfície e profundidade — ressalta.
As causas do incêndio não puderam ser determinadas pelos bombeiros. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Caxias do Sul informou que não foi acionado para avaliar o local.
O que diz a empresa
Nesta terça-feira, a empresa emitiu uma nova nota afirmando que as operações seguem suspensas e que informará sobre as definições dos próximos passos em novo comunicado.
"Neste momento, nossas operações permanecem suspensas enquanto continuamos em contato com as autoridades locais. Estamos trabalhando ativamente para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.
Assim que tivermos mais informações e definição dos próximos passos, emitiremos um novo comunicado. Agradecemos pela compreensão e pelo apoio durante este período".