Previstos no contrato de parceria público-privada (PPP), os prazos para troca de lâmpadas a partir de solicitações da população ainda não são informados pela concessionária Luz de Caxias do Sul. A empresa assumiu o serviço de reparo da iluminação pública de forma definitiva em março — desde fevereiro, já auxiliava equipes do município — e, em julho, começou a modernização do sistema, com troca também de luminárias em funcionamento por dispositivos de LED.
O contrato que regula a PPP prevê que a concessionária atenda os chamados da população entre 12 horas e 72 horas, dependendo da situação. Caso os prazos não seja atendidos, o valor mensal pago pelo município à empresa pode ter descontos. Confira:
- Imediato: em caso de acidente ou evento climático
- 12 horas: proximidades de escolas e hospitais
- 24 horas: luminárias com monitoramento remoto, via central de operações. Serão 30% de todo o parque de iluminação e incluem perimetrais, ruas centrais e principais acessos de bairros
- 48 horas: pontos da área urbana sem monitoramento remoto e monumentos (ainda não implantado)
- 72 horas: luminárias no interior da cidade
Em chamado aberto pela reportagem para a substituição de uma lâmpada na Rua Jacob Luchesi, no bairro Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (25), a atendente da central de atendimento da concessionária disse que a empresa ainda não informa prazo, "devido a muitas ocorrências". Pelas regras contratuais, a substituição no ponto precisa ocorrer em até 48 horas.
— Eles (equipe) fazem conforme a ordem de chamado. Nós começamos a atender agora, mas na zona urbana não costuma demorar muito — disse.
De acordo com a Secretaria de Obras, os prazos contratuais já são considerados válidos desde o início de julho. No entanto, neste primeiro momento, a pasta tem atuado junto à concessionária para fazer os ajustes operacionais necessários. Além disso, o entendimento é de que a empresa tem demonstrado boa vontade e costuma agir com rapidez sempre que é solicitada. Caso haja um agravamento no descumprimento de prazos, porém, não se descarta que haja notificações.
Outra avaliação do município é que o processo de troca das luminárias de vapor de sódio por LED também contempla os pedidos de reparos aberto e tende a reduzir a demanda reprimida. Além disso, a umidade registrada na primeira quinzena de julho prejudicou o cronograma, uma vez que a substituição das luminárias ocorre com a energia ligada e o trabalho com chuva é proibido por normas técnicas.
— Quando há dias de tempo bom, que não chove, as equipes que estão trabalhando, manhã, tarde, noite, chegam a produzir de 250 até 300 pontos por dia. O problema é que a gente tem tido poucos dias de tempo bom, essas últimas duas semanas é que estamos tendo tempo bom — avalia secretário Norberto Soletti.
O município não informa qual é a quantidade de chamados abertos atualmente. Segundo a Secretaria de Obras, as estimativas não são precisas porque há pedidos sobrepostos por conta da mudança na central de atendimento. Desde a metade do mês, as solicitações ocorrem exclusivamente junto à Luz de Caxias do Sul, no número 0800 000 4062 e não mais pelo Alô Caxias. Nos primeiros 15 dias, contudo, ambos os canais recebiam chamados.
Outra possibilidade atualmente é encaminhar os pedidos pessoalmente na sede da concessionária, que fica na BR-116, n° 16.585, no bairro De Lazzer. Para o mês de agosto, a empresa irá lançar aplicativo e site para a abertura e acompanhamento de chamados. O aplicativo já foi desenvolvido, mas está em fase de ajustes. Ainda não há uma data definida para o lançamento.
10,8 mil luminárias substituídas
Apesar de alguns reparos extrapolarem os prazos contratuais, a prefeitura afirma que, desde o início da atuação da Luz de Caxias, em fevereiro, cerca de 10,8 mil luminárias já foram substituídas. O número representa 21,6% do total de 50 mil pontos da cidade, tanto na área urbana, quanto no interior.
Apenas em julho, quando teve início a fase de modernização, foram 3,3 mil pontos em diversos bairros. O trabalho é conduzido por 11 equipes que atuam em todo o território e se dividem em três turnos. A previsão contratual é de que a fase de modernização se estenda por até um ano e três meses. O valor que a concessionária recebe do município depende também da quantidade de pontos já substituídos.
Algumas das ruas já totalmente modernizadas
- Rua Tronca
- Rua Angelina Michielon
- Rua Conselheiro Dantas
- Rua Sarmento Leite
- Rua Bortolo Zani
- Rua Gerson Andreis
- Rua Honorato Bazei
- Rua Pedro Olavo Hoffman
- Av. Zélia Rodrigues Furtado
- Av. Santa Fé
- Av. Doutor Mário Lopes
- Rua Bortolo Zanrosso
- Rua Urbano Marietti
- Rua Amábile César Vial
- Rua Garibaldino Borges Atti
- Rua Félix Dambrós
- Rua Antônio Pereira
- Rua Eberle,
- Rua Governador Euclides Triches
- Rua São Pedro
- Av. Dante Marcucci
- Entorno dos estádios Centenário e Alfredo Jaconi