Pela primeira vez, a equipe do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul, opera um voo internacional. Às 18h55min desta segunda-feira (22), um avião da Aerolineas Argentinas pousou na pista caxiense. A aeronave, com origem de Rosário, na Argentina, transporta a delegação do time de futebol Rosário Central. O clube enfrenta o Internacional nesta terça-feira (23), em Porto Alegre. É o jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. Os argentinos venceram o primeiro jogo por 1 x 0.
Desde junho, o Hugo Cantergiani tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar este tipo de voo. Com validade até 31 de dezembro, a medida tem como objetivo justamente auxiliar na realização da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores, uma vez que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, está fechado desde maio. Ou seja, neste momento o terminal caxiense pode apenas receber voos com ligação com os torneios.
Em junho, o aeroporto caxiense chegou a receber a delegação do Delfín, do Equador. O time de futebol também enfrentou o Internacional pela Copa Sul-Americana. Naquela ocasião, a partida foi disputada no Estádio Alfredo Jaconi, do Juventude. Mas, antes de pousar no Hugo Cantergiani, a aeronave equatoriana passou por Florianópolis (SC).
— Era um voo internacional, sim, mas nós não fizemos a internacionalização do voo, vamos dizer assim. Hoje, neste, eu considero que é o primeiro que fizemos todo o processo — explica Cleberson Babetzki, diretor do aeroporto Hugo Cantergiani.
Conforme regulamentação da Anac, são necessárias atuações como de alfândega (Receita Federal), polícia de fronteira (Polícia Federal), de saúde pública (Anvisa) e de vigilância agropecuária (Vigiagro) para operação de voos internacionais. O aeroporto caxiense recebeu os agentes de todos os órgãos para a chegada da aeronave.