O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani está autorizado a receber voos internacionais, mas exclusivamente para times de futebol. A portaria foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta terça-feira (18). Conforme a agência reguladora, ela é válida até 31 de dezembro deste ano e tem como objetivo auxiliar nas operações para partidas da Copa Sul-Americana e da Copa da Libertadores. Ela passa a valer nesta quarta-feira (19).
De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul, Alfonso Willenbring Júnior, já está em definição a atuação de órgãos necessários para o funcionamento de um aeroporto internacional. Conforme regulamentação da Anac, são necessárias atuações como de alfândega (Receita Federal), polícia de fronteira (Polícia Federal), de saúde pública (Anvisa) e de vigilância agropecuária (Vigiagro).
Os voos deverão ser marcados com 48 horas de antecedência, e a administração do Hugo Cantergiani deverá avisar as autoridades.
— É só questão de ter algum voo internacional interessado em vir para cá. E aí, só temos que adequar a operação — acrescenta o secretário.