Uma demanda antiga da região dos Campos de Cima da Serra começa a fluir. As obras de pavimentação na RS-427, em Cambará do Sul, iniciaram na sexta-feira (7). A estrada dá acesso ao cânion de Itaimbezinho, tem parte do trecho dentro do Parque Nacional Aparados da Serra e também faz ligação com o município de Praia Grande, em Santa Catarina. De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, o valor a ser investido é de R$ 36 milhões, e integra o Programa Avançar. O asfaltamento havia sido anunciado em 2021, mas só agora saiu do papel.
Nesta primeira etapa, serão pavimentados dez dos 17 quilômetros totais até a entrada do parque. O asfaltamento do trecho de 11 quilômetros iniciais, fora da área do parque, já havia sido licenciada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e aguardava um posicionamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quanto ao reconhecimento da licença. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que, neste momento, não há bloqueios de trânsito na RS-427.
— A pavimentação do acesso ao Itaimbezinho será mais um legado que o Daer entregará para a sociedade gaúcha. Pelas suas características, é uma obra sustentável que preserva os aspectos ambientais e as características únicas do parque — afirma o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
O asfaltamento é considerado fundamental para impulsionar o movimento no Parque Nacional de Aparados da Serra. O prefeito de Cambará do Sul, Ivan Borges, comemorou o fato de, enfim, a obra sair do papel.
— Eu diria que significa o desenvolvimento de Cambará de um potencial imenso, porque é uma obra que liga dois estados, liga serra e mar, e liga Cambará com a BR-101. Então, imagina a importância disso tudo não só para Cambará, mas para a região. É um marco de desenvolvimento da cidade — descreve Borges.
De acordo com o Daer, dos 11 quilômetros iniciais, um já havia sido pavimentado em anos anteriores. Após a emissão da licença pela Fepam para o restante do trecho, a obra continuará até o acesso ao parque no km 17, e, posteriormente, até o final. Segundo o departamento, do km 17 ao 22, já está sendo desenvolvido o projeto, constando no planejamento do Governo do RS. Os trabalhos de pavimentação da rodovia devem estar concluídos em 2026.
As obras também ocorrem no lado catarinense desde abril. A SC-290, a Serra do Faxinal, que liga Praia Grande a Cambará do Sul, tem um trecho de 15,6 quilômetros, sendo que nove serão pavimentados com concreto e o restante com asfalto. O investimento do governo do Estado de Santa Catarina é de R$67 milhões. A previsão de entrega era para outubro de 2024, mas devido a atrasos o prazo será estendido. A reportagem do Pioneiro tentou contato com a prefeitura de Praia Grande na manhã deste sábado (8), no entanto, não recebeu retorno até a publicação da reportagem.