Recursos de R$ 4,5 milhões do Governo Federal foram aprovados nesta sexta-feira (7) para a reconstrução da ponte que liga as cidades de Cotiporã e Bento Gonçalves. O valor, que será destinado por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, está previsto para ser liberado na próxima semana.
De acordo com o prefeito de Cotiporã, Ivelton Zardo, um cadastro do projeto para a liberação de recursos foi feito pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres S2iD, plataforma do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e contou com a participação das prefeituras de Bento Gonçalves e Veranópolis. A busca dos valores foi um método para agilizar a retomada da ligação entre as cidades atingidas pelos deslizamentos de terra. Bento e Veranópolis perderam o acesso direto pela BR-470, que tem previsão de liberação, apenas para veículos leves, no fim do mês.
Enquanto isso, a ponte que ligava Cotiporã a Bento, e que seria mais viável para o tráfego com Veranópolis, teve parte da pista levada pela força da água em decorrência da chuva no dia 15 de maio.
— Vimos este método como uma nova alternativa. Continuamos com a campanha para arrecadação por Pix, mas fomos atrás do cadastro com a Defesa Civil, fizemos o pré-projeto e graças a todo o esforço e trabalho conseguimos a aprovação dos recursos federais. Então, são recursos do Governo Federal liberados via Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Esta é uma grande conquista, é inexplicável a importância disso para a nossa região — afirma Zardo.
A aprovação da destinação do recurso já foi recebida pela prefeitura no sistema S2iD e a partir da entrada dos recursos a obra começará a ser executada de maneira emergencial.