Uma das notícias mais aguardadas pela serra gaúcha vai ser confirmada na segunda-feira (10) pelo presidente Lula e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no lançamento do PAC Universidades: Caxias do Sul vai ganhar um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A informação foi dada à coluna pelo ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta.
Nesta sexta-feira (7), Pimenta passou a maior parte do dia em agendas com o ministro da Educação e no início da noite retornou a Brasília para participar do anúncio na segunda-feira. No ato, serão anunciadas 10 novas universidades federais no Brasil.
No caso de Caxias, esse braço da UFRGS se chamará Universidade Federal da Serra Gaúcha. Por ser um campus da mais tradicional universidade do Rio Grande do Sul, os trâmites são rápidos, segundo Pimenta, e já em 2025 terão início os primeiros cursos.
Ainda não há definição sobre quais cursos serão oferecidos no campus de Caxias do Sul.
Em 26 de dezembro de 2023, uma comitiva com 19 líderes da Serra esteve no Ministério da Educação reafirmando o pleito, que tem pelo menos três décadas. No início de janeiro, o jornal Pioneiro publicou ampla reportagem sobre os caminhos para a implantação da universidade federal na serra gaúcha. Detalhou os passos a serem seguidos, uma jornada que começava pelo estudo de viabilidade técnica, prometido pelo governo federal.
ALIÁS
Uma das atuais líderes do movimento pela criação de uma universidade federal na serra gaúcha é a deputada Denise Pessôa, pré-candidata do PT a prefeita. Outro articulador da campanha é o deputado Pepe Vargas, que já governou a cidade por dois mandatos.