Enquanto a obra no trecho gaúcho da chamada Estrada do Itaimbezinho, entre Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC), não começa, a pavimentação da Serra do Faxinal na parte catarinense avança. Por conta disso, a partir desta segunda-feira (29), o tráfego para veículos pesados será proibido. No dia 6 de maio está previsto o fechamento total da rodovia até 25 de junho. (Confira os desvios abaixo).
Atualmente é realizada a terraplanagem e drenagem da via, que em Santa Catarina tem o nome oficial de Rodovia Prefeito Ari Pedro Borges. A obra compreende 15,6 quilômetros, sendo que nove serão pavimentados com concreto e o restante com asfalto. O investimento do do governo do Estado de Santa Catarina é de R$67 milhões . A previsão de entrega era para outubro de 2024, mas devido a atrasos o prazo será estendido.
O asfaltamento é considerado fundamental para impulsionar o movimento no Parque Nacional de Aparados da Serra. Na parte gaúcha da Estrada do Itaimbezinho, os 20 quilômetros da RS-427 devem começar a receber a pavimentação em até 20 dias. A previsão é do prefeito de Cambará do Sul, Ivan Borges.
No dia 17 de abril, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu aval para que a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedesse a licença ambiental da obra. Para os primeiros 11 quilômetros no sentido RS-SC, a Fepam já havia emitido a autorização, mas havia um impasse com o Ibama sobre o trecho da estrada que passa por dentro do parque nacional.
— Não cheguei a entrar em contato com o Estado ainda. Participamos em Brasília a respeito desse dilema que era a delegação de competência para o estado do RS, que conseguimos. A informação que eu tive ontem (sexta-feira, 26) do presidente da Sultepa é que no máximo em 20 dias o governador dará autorização para o início dessas obras. Vamos desenvolver Cambará e a região — afirma o prefeito Ivan Borges.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) aguarda ser comunicado oficialmente pelo Ibama para poder autorizar o início da obra. A autarquia já tem contrato com a empresa Sultepa para este trecho.
Bloqueios na Serra do Faxinal
- Fechamento de trânsito de veículos pesados: de segunda-feira (29) até 10 de junho.
Opção é a RS-020, pela Rota do Sol. Veículos leves podem usar a Serra do Faxinal até 5 de maio em meia pista. - Fechamento total para todos os veículos: de 6 de maio a 10 de junho
Veículos leves que seguem de Praia Grande para Cambará do Sul devem utilizar a Rota dos Tropeiros. No sentido contrário, o motorista deve seguir pela Serrinha — trecho que é acessado próximo ao posto de fiscalização da Defesa Agropecuária.