Depois da reconstrução da ponte que une a cidade a Farroupilha, que caiu depois da enchente de setembro do ano passado, a comunidade de Nova Roma do Sul se une mais uma vez. Integrantes da Associação Amigos de Nova Roma, junto com um grupo de mulheres, se reúnem, desde a semana passada, para confeccionar cobertas e enviar aos desabrigados pela chuva no RS. Um ateliê foi montado no Centro de Convivência Dona Vitalina, localizado na Rua Virginio Panozzo, no Centro, e atualmente conta com 35 voluntários.
Uma das coordenadoras do projeto, Fabrícia Lodi explica que a ação começou depois que o presidente da associação, Tranquilo Tessaro, recebeu, de um fornecedor de São Paulo que o conhecia e quis ajudar o RS, uma doação de tecidos. Com o material, voluntárias pegaram as próprias máquinas de costura, juntaram com outras emprestadas, e montaram o ateliê.
— Já foram produzidos 1.012 cobertores. As primeiras peças produzidas foram entregues para a Instituição do Dunga, em Porto Alegre. Também foi levada uma parte para as cidades do Vale do Taquari. Vamos entregar a todos que precisam — afirma a coordenadora.
Nesta segunda-feira (20), outros 3 mil metros de tecido estão previstos para chegar até a cidade, doados pelo mesmo fornecedor paulista.
Doações de tecidos para a confecção de cobertas podem ser entregues no Centro de Convivência Dona Vitalina de terça (21) até sexta-feita (24), das 8h30min às 11h30min, e das 13h30min às 19h.