As áreas afetadas pela chuva em Caxias do Sul estão sendo avaliadas por uma equipe do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que chegou na cidade nesta segunda-feira (13). Segundo a prefeitura, o grupo de geólogos estará ajudando os profissionais do município. A equipe, que deve ficar em Caxias até sexta-feira (17), tem experiência em regiões que registraram inundações e deslizamentos em São Paulo e Minas Gerais, além de desastres naturais em Guatemala e El Salvador.
A vinda do grupo para a Serra foi recomendada pelo Gabinete de Crise do Palácio Piratini, em razão de ser uma região montanhosa. O Cenacid tem apoio de 40 cientistas de 10 universidades brasileiras que estão recebendo e avaliando os dados coletados. Os profissionais que estão na cidade são o idealizador do Cenacid e especialista em análise de riscos, geólogo Renato Eugênio de Lima, e os também geólogos Lázaro Valentin Zuquette (Universidade de São Paulo) e Marcelo Renato Lamour (UFPR).
Ainda nesta segunda, a equipe acompanhou geólogos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) em visita a áreas de risco, como Galópolis e a Vila Maestra, no complexo do britador, onde houve o deslizamento na manhã de domingo (12) que matou um funcionário da Codeca. Até o momento, por causa dos deslizamentos de terra causados pela chuva, Caxias teve oito mortes e uma pessoa continua desaparecida.