O Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) deve conhecer nesta sexta-feira (31) a empresa responsável pela construção da nova ponte entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A estrutura, que fica sobre o Rio Caí, no km 174 da BR-116, está interditada por tempo indeterminado após ser impactada pela enchente que atingiu o Estado nas últimas semanas — um dos pilares centrais foi danificado pela água e a pista cedeu.
Conforme o superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva, as propostas para contratação emergencial foram recebidas até a quarta-feira (30). O número de interessados, entretanto, não foi divulgado. A empresa anunciada nesta sexta-feira será responsável tanto pela demolição da estrutura atual, quanto pela construção da nova. Ainda não há data para a ponte ser demolida, segundo ele.
Paralelamente à idealização da nova estrutura, há trabalhos para a instalação de uma ponte provisória. Os serviços começaram no último sábado (25), focados para as cabeceiras da passagem temporária. A estrutura metálica sobre o Rio Caí será instalada em um desvio da BR-116, que fica entre Vila Cristina e São José do Caí, comunidade nova-petropolitana.
De acordo com o órgão federal, este trabalho nas cabeceiras deve estar concluído até a segunda quinzena de junho, caso as condições climáticas permitam. Depois, o Exército, que projetou a estrutura, é quem executa a instalação. A previsão é de ter a colocação concluída em um mês.
Quando estiver concluída, a ponte será de via única, com 60 metros de comprimento. Cada lado de sustentação terá cerca de 15 metros. Para acessar a travessia, o motorista precisará fazer um desvio de cerca de 2,2 quilômetros, saindo da BR-116 na entrada de Sebastopol. Do lado de Caxias, o condutor percorrerá 1,5 quilômetro até chegar à travessia. Depois da ponte, são mais 700 metros por uma estrada de chão batido na comunidade de São José do Caí, no lado de Nova Petrópolis, até retornar à rodovia federal.