Nova Petrópolis volta a enfrentar problemas causados pela chuva na BR-116, a principal ligação do município com Caxias do Sul. Desde a metade de 2023, a cidade tem limitações nos acessos via BR-116. Obras de melhorias estavam sendo executadas entre o km 176 e o km 181 para melhorias na pista. No entanto, um novo temporal na última semana voltou causar deslizamentos de terra na região na última semana. A cidade não registrou mortes e nem feridos.
Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Rádio Gaúcha Serra, na manhã desta terça-feira (7), o prefeito de Nova Petrópolis Jorge Darlei Wolf, disse que a parte urbana do município foi pouco afetada em relação ao interior, que apresentou pontos de deslizamentos de terra:
— Na área urbana até que os efeitos foram menores, efeitos maiores é na nossa parte interiorana, muitos bairros atingidos por deslizamentos de terra, quedas de barreira, porque nosso interior é muito grande, e nós temos muitas estradas de terra no nosso interior, onde tem muita encostas de morro. Então o maior dano foi mais para o interior.
A BR-116, cujo fechamento traz grandes impactos sociais e econômicos, voltou a trazer preocupações para a cidade. De acordo com o prefeito, um levantamento do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) aponta que, em 2022, Nova Petrópolis recebeu cerca de 1,3 milhão de visitantes que tinham origem na Região da Uva e do Vinho — que conta com cidades como Caxias e Bento Gonçalves. Ele acredita que esse movimento já caiu drasticamente do ano passado para cá.
— A gente não tem como medir, mas eu arrisco a dizer que caiu em torno de 60%. Olha, eu fui no último sábado até Vila Cristina e, se essa recuperação dos cinco pontos (que já estavam em obras na BR-116), que até agora está quase um ano e não concretizou, o que vem pela frente talvez seja um período ainda muito maior para recuperar esse trajeto. A gente não vê uma perspectiva muito boa, a não ser que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) junto com o Governo Federal faça uma ação rápida e consiga desburocratizar muitas vezes o sistema.
Além dos trechos que já estavam em obras em Nova Petrópolis, o prefeito informou novos pontos com problemas. São ao menos duas quedas, próximas da região que estava em obras. Uma delas é cerca de cem metros da entrada que dá acesso ao São José do Caí e a Linha Temerária. Ele informou que desde sábado equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já estão atuando no local.
Wolf informou que também está em contato com o chefe do Executivo de Feliz, Junior Freiberger, para agilizar recursos capazes de resolver a ligação entre os municípios, que no ano passado se tornou uma alternativa para quem sai de Caxias do Sul e vai até Nova Petrópolis.
Até semana passada era possível sair de Caxias do Sul, passar pela RS-452, seguir pelos municípios de Feliz e Linha Nova e ter um acesso totalmente asfaltado até a cidade das Hortênsias. No entanto, a principal ponte sobre o Rio Caí, entre Linha Nova e Feliz, caiu. Há outros dois acessos para atravessar o rio, sendo que um deles, conhecido como Ponte de Ferro, dá passagem apenas a veículos leves. O outro, na localidade de Bananal, ainda está submerso, e não se sabe em que condição estará após a enchente.
— Juntos estamos tentando alternativas junto ao Governo do Estado, segundo informações do próprio prefeito da cidade de Feliz há a possibilidade da liberação de recursos imediata. Mas reconstruir uma ponte daquele tamanho não é de hoje para amanhã. E nós estamos tentando vias alternativas, porque nossa referência na saúde e educação é Caxias do Sul.
Wolf fala que nesse momento está sendo trabalhada a liberação de um caminho de interior, que faz ligação entre a Linha Temerária e Fazenda Pirajá, e que passa pela Estrada dos Rauch (nome popular).
As rotas entre Caxias e Nova Petrópolis
Sem os bloqueios, ou mesmo com siga e pare no km 176 da BR-116, a viagem entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis costumava durar entre 45 minutos e uma hora. Pela Rota do Sol, trecho que pode ser utilizado por caminhões, o caminho deve levar cerca de 3h15min. Enquanto isso, a rota por Farroupilha, em que mais estradas do interior são utilizadas, o trajeto deve levar cerca de duas horas.
Rota do Sol
Os motoristas conseguem deixar Caxias do Sul pela RS-453, a Rota do Sol. A partir da rodovia, os condutores podem ir até Tainhas, onde devem acessar a RS-020, no sentido a São Francisco de Paula. Conforme mapa disponibilizado pelo Estado, não há mais bloqueios no trecho. De São Francisco de Paula, a rota segue pela RS-235 até Canela. Entre o município e Nova Petrópolis, existe apenas um bloqueio parcial no km 52 da RS-235, no pórtico de Nova Petrópolis.
Farroupilha
Por essa alternativa, o motorista deve ir de Caxias até Nova Milano, em Farroupilha, pela RS-122. Um pouco depois de Nova Milano, e antes do bloqueio total da RS-122 no km 39, há o acesso para a RS-826. O motorista pode seguir por ali até Alto Feliz, já que de acordo com a prefeitura de Farroupilha não há bloqueios neste trecho. Em Alto Feliz, o condutor deve acessar a Estrada Morro das Batatas para chegar na RS-452 e, depois, em Feliz. Existe um bloqueio total na RS-826 já em Alto Feliz, conforme o Estado. Na Feliz, existem duas alternativas. E ambas demandam bastante atenção:
1) Conforme a prefeitura, as chuvas no fim de abril derrubaram a ponte da RS-843, rodovia estadual que liga o município a Linha Nova. Por isso, para seguir viagem e chegar em Linha Nova, o condutor precisa seguir pela Ponte de Ferro, em que a passagem é permitida apenas para veículos leves. Após isso, ir pela Estrada Coqueiral até Linha Nova.
Em Linha Nova, a única opção é seguir pela Rua 25 de Julho, depois pela Avenida Presidente Lucena até a BR-116. A partir disso, deve-se seguir em direção a Picada Café para chegar em Nova Petrópolis. Depois, até Gramado, o caminho pode ser feito pela RS-235.
Já os caminhões que optarem por esse caminho precisam realizar o desvio por Dois Irmãos para voltar até Linha Nova. Estes veículos não conseguirão passar pela Ponte de Ferro, em Feliz.
2) A segunda opção passa pela Linha Temerária. Ela é mais recomendada para quem precisa sair das comunidades de Nova Petrópolis ou do Vale do Caí, com direção a Feliz, utilizando a Rua Silvestre Zimmermann. Para quem está vindo de Caxias, o trajeto seria seguir pela RS-452, em Feliz, com direção a Vale Real. Em Vale Real, o motorista poderia acessar a Rua Silvestre Zimmermann até Linha Temerária, em Nova Petrópolis. Porém, o caminho usa a Ponte do Bananal e conforme atualização desta terça (7), a travessia está submersa. Na Linha Temerária, o condutor usaria a rota de Arroio Paixão. Seguindo o trecho, o destino final será uma das entradas do município na Região das Hortênsias.