As chuvas que atingiram o Estado entre o final de abril e o início de maio criaram um grande transtorno na BR-116. São pelo menos seis bloqueios totais no trecho entre Caxias do Sul, a partir de Galópolis, e Nova Petrópolis. Com esta situação, que ainda não tem prazo para terminar, os motoristas que querem ir à Região das Hortênsias tem pelo menos duas alternativas: uma que inicia por Farroupilha e outra que utiliza a Rota do Sol.
Os bloqueios na BR-116 começam ainda em Galópolis, no km 161, e seguem pelo km 167 e km 170, próximo ao distrito de Vila Cristina. Com a Estrada do Vinho, também em Caxias, ainda fechada, nem o antigo desvio para escapar das obras entre os km 176 e 181 pode ser utilizado.
Por isso, para chegar a Nova Petrópolis ou Gramado, os motoristas podem utilizar uma das duas rotas abaixo. Lembrando que as autoridades recomendam que as viagens sejam feitas apenas para emergências neste momento.
As rotas alternativas
Sem os bloqueios, ou mesmo com siga e pare no km 176 da BR-116, a viagem entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis costumava durar entre 45 minutos e uma hora. Pela Rota do Sol, trecho que pode ser utilizado por caminhões, o caminho deve levar cerca de 3h15min. Enquanto isso, a rota por Farroupilha, em que mais estradas do interior são utilizadas, o trajeto deve levar cerca de duas horas.
Rota do Sol
Nesta segunda-feira (6), os motoristas conseguem deixar Caxias do Sul pela RS-453, a Rota do Sol. A partir da rodovia, os condutores podem ir até Tainhas, onde devem acessar a RS-020, no sentido a São Francisco de Paula. Conforme mapa disponibilizado pelo Estado, não há mais bloqueios no trecho. De São Francisco de Paula, a rota segue pela RS-235 até Canela. Entre o município e Nova Petrópolis, existe apenas um bloqueio parcial no km 52 da RS-235, no pórtico de Nova Petrópolis.
Farroupilha
Por essa alternativa, o motorista deve ir de Caxias até Nova Milano, em Farroupilha, pela RS-122. Um pouco depois de Nova Milano, e antes do bloqueio total da RS-122 no km 39, há o acesso para a RS-826. O motorista pode seguir por ali até Alto Feliz, já que de acordo com a prefeitura de Farroupilha não há bloqueios neste trecho. Em Alto Feliz, o condutor deve acessar a Estrada Morro das Batatas para chegar na RS-452 e, depois, em Feliz. Existe um bloqueio total na RS-826 já em Alto Feliz, conforme o Estado.
Em Feliz, existem duas alternativas. Uma para ser usada para chegar em Nova Petrópolis e outra que depois pode ser usada para deixar o município. Ambas demandam bastante atenção:
1) Conforme a prefeitura, as chuvas no fim de abril derrubaram a ponte da RS-843, rodovia estadual que liga o município a Linha Nova. Por isso, para seguir viagem e chegar em Linha Nova, o condutor precisa seguir pela Ponte de Ferro, em que a passagem é permitida apenas para veículos leves. Após isso, ir pela Estrada Coqueiral até Linha Nova.
Em Linha Nova, a única opção é seguir pela Rua 25 de Julho, depois pela Avenida Presidente Lucena até a BR-116. A partir disso, deve-se seguir em direção a Picada Café para chegar em Nova Petrópolis. Depois, até Gramado, o caminho pode ser feito pela RS-235.
Já os caminhões que optarem por esse caminho precisam realizar o desvio por Dois Irmãos para voltar até Linha Nova. Estes veículos não conseguirão passar pela Ponte de Ferro, em Feliz.
2) A segunda opção passa pela Linha Temerária. Ela é mais recomendada para quem precisa sair das comunidades de Nova Petrópolis ou do Vale do Caí, com direção a Feliz, utilizando a Rua Silvestre Zimmermann. Para quem está vindo de Caxias, o trajeto seria seguir pela RS-452, em Feliz, com direção a Vale Real. Em Vale Real, o motorista poderia acessar a Rua Silvestre Zimmermann até Linha Temerária, em Nova Petrópolis. Porém, o caminho usa a Ponte do Bananal e conforme atualização desta terça (7), a travessia está submersa. Na Linha Temerária, o condutor usaria a rota de Arroio Paixão. Seguindo o trecho, o destino final será uma das entradas do município na Região das Hortênsias.