A prefeitura de Caxias tenta mais uma vez retomar a construção de uma ponte ligando as estradas municipais 92 e João Edgar Jung, passando sobre o Rio Piaí. O ponto fica entre os distritos de Vila Cristina e Santa Lúcia do Piaí. As obras estão paralisadas desde quando a empresa responsável abandonou o trabalho. Desde então, os processos para contratar outras construtoras não tiveram sucesso.
A licitação mais recente realizada pelo município ocorreu em agosto do ano passado e não teve interessados. Como outros certames já tinham ficado desertos anteriormente, a legislação autorizava a contratação direta de uma empresa. O processo chegou a ser iniciado em novembro, mas não houve tempo hábil para assinar o contrato até a virada do ano. Por conta disso, uma nova contratação nos moldes tradicionais foi encaminhada.
— No início do ano mudou a lei de licitações e o órgão financiador exige que se faça uma nova licitação pelo menos uma vez. Se der deserta novamente, aí sim podemos fazer a contratação direta. Se tivéssemos assinado o contrato antes do fim do ano (com a lei antiga), não precisaria da licitação — explica o secretário de Obras e Serviços Públicos de Caxias, Norberto Soletti.
Além de questões burocráticas, a nova contratação também conta com mudanças no projeto em relação ao processos anteriores. Conforme Soletti, a estrutura agora será mais alta em relação ao previsto no desenho original. A alteração ocorreu após as chuvas intensas de setembro e janeiro deste ano, que elevaram o Rio Piaí a um nível próximo do que estava projetado para a travessia. Por isso, se optou por alongar os pilares para dar uma margem de segurança maior.
— Pode ser que uma chuva semelhante ocorra em 15 ou 20 anos, mas também pode ser que ocorra semana que vem — pondera o secretário.
A obra está orçada em R$ 3,4 milhões com duração prevista de oito meses. As propostas serão conhecidas no dia 22 de maio. As obras integram o Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI) e serão pagas com recursos obtidos pelo município por meio de empréstimo junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).
Obra paralisada
A construção integra o projeto de pavimentação de cerca de 15 quilômetros das estradas João Edgar Jung e 92, iniciado em 2018 e já finalizado. A travessia, com 100 metros de extensão, teve as obras iniciadas em abril de 2020. Em março de 2021, no entanto, a empresa responsável paralisou os trabalhos alegando aumento expressivo dos custos, em função da crise gerada pela pandemia. Na época, segundo o secretário de Obras, Norberto Soletti, o aço teve um aumento de 130% e o asfalto de 95%. Mesmo com renegociações orçamentárias, o município não conseguiu chegar no valor pedido pela empresa e o contrato acabou rescindido.
Atualmente já existe uma ponte sobre o Rio Piaí, mas a estrutura permite a passagem de apenas um veículo por vez. Além disso, em períodos de cheia, a estrutura costuma ficar submersa, bloqueando o trânsito. A nova travessia, com duas pistas e maior altura, corrige esses problemas.
A finalização da obra, assim como asfaltamento das estradas do entorno, também facilita o acesso de produtores rurais à BR-116, em Vila Cristina, passando pela localidade de Linha Sebastopol. Os principais beneficiados são moradores de Santa Lúcia do Piaí, Vila Oliva e Fazenda Souza. A ponte e as estradas 92 e João Edgar Jung também vão permitir uma ligação totalmente asfaltada entre a BR-116, em Vila Cristina, e a Rota do Sol, na região de Ana Rech.