A Secretaria de Obras de Caxias do Sul tem processo aberto para a contratação de empresa com o objetivo de concluir a construção da nova ponte sobre o Rio Piaí, no limite dos distritos de Vila Cristina e Santa Lúcia do Piaí. A estrutura ficará na Estrada Municipal João Edgar Jung, próxima ao entroncamento com a Estrada Municipal 92.
A construção da ponte integra o projeto de pavimentação de cerca de 15 quilômetros das duas vias, iniciado em 2018 e já finalizado. A ponte, que terá 100 metros de extensão, teve as obras iniciadas em abril de 2020. Em março de 2021, no entanto, a empresa responsável pela construção paralisou os trabalhos alegando aumento expressivo dos custos, em função da crise gerada pela pandemia.
— Para se ter uma ideia, naquela época, o aço teve um aumento de 130% e o asfalto de 95%. A prefeitura tentou um reequilíbrio de contrato, mas não conseguiu chegar no valor que a empresa pedia por requisitos legais. Mas a parte pior, que são os pilares, a empresa conseguiu fazer — lembra o secretário de Obras de Caxias, Norberto Soletti.
Sem chegar a um acordo, o município deu início ao processo de rescisão contratual, que envolve notificação, prazos para defesa, entre outras exigências da legislação. Os trâmites terminaram somente neste ano, quando o município ficou liberado para contratar uma nova construtora. O novo contrato tem custo previsto de R$ 3,389 milhões com prazo de execução das obras em um ano. As propostas serão conhecidas no próximo dia 22.
As estradas 92 e João Edgar Jung ligam o distrito de Santa Lúcia do Piaí à BR-116, em Vila Cristina, passando pela localidade de Linha Sebastopol. Atualmente já existe uma ponte sobre o Rio Piaí, mas a estrutura permite a passagem de apenas um veículo por vez. Além disso, em períodos de cheia, a estrutura costuma ficar submersa, bloqueando o trânsito.
— A nova ponte terá passagem para dois veículos por vez e será bem mais alta, vai ser muito difícil alagar — destaca Soletti.
A conclusão da estrutura irá completar o pacote de investimentos que tem o objetivo de facilitar o escoamento da produção rural de Santa Lúcia do Piaí, Vila Oliva e Fazenda Souza para Porto Alegre, além de proporcionar uma ligação totalmente asfaltada entre a BR-116, em Vila Cristina, e a Rota do Sol, na região de Ana Rech.
— Ela desafoga a Rota do Sol e a BR-116 e encurta o caminho para os produtores que vão à Ceasa, em Porto Alegre — observa o secretário.
As obras integram o Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI) e serão pagas com recursos obtidos pelo município por meio de empréstimo junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).