As obras na estrada Municipal João Edgard Jung, que liga o distrito de Santa Lúcia do Piaí à localidade de Linha Sebastopol, no distrito de Vila Cristina, em Caxias do Sul, devem ficar prontas no início de 2022. As melhorias incluem a pavimentação no local e a construção de uma ponte sobre o Rio Piaí.
As obras se iniciaram em junho de 2018 e, naquele ano, estavam previstas para serem entregues até o primeiro semestre de 2020. Contudo, a obra não andou no ritmo esperado e, em abril de 2020, o ex-prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina afirmou que apenas 20% da obra havia sido realizada. Em agosto do ano passado, ele assinou uma ordem de liberação das obras de asfaltamento e construção da ponte sobre o Rio Piaí.
A construção da ponte faz parte de um plano de três etapas. O primeiro trecho, de responsabilidade da Codeca, pavimentou 10,1 quilômetros da Estrada João Edgar Jung até a ponte do Rio Piaí, com um investimento de R$ 15 milhões. De acordo com informações da Codeca, esse trecho está em fase final de acabamentos e sinalização, sendo que a previsão de entrega é para julho deste ano.
A segunda fase compreende a construção da ponte de 100m de extensão e essa obra está sendo realizada pela empresa catarinense Lajecril Artefatos de Cimento. Segundo a secretária municipal de Planejamento de Caxias, Margarete Tomazini Bender, um terço da construção da ponte está finalizado. A estimativa de entrega é para o primeiro semestre de 2022.
— Podemos dizer que a obra está em cerca de 30% concluída e a parte mais complicada já foi executada. Agora, o próximo passo é montar o tabuleiro e a expectativa é que a obra seja acelerada porque as próximas etapas são mais fáceis — detalha.
Já a terceira etapa engloba um trecho de cinco quilômetros na Estrada Municipal 92, que ligará a ponte até a Linha Sebastopol. A pavimentação está sendo realizada pela empresa RGS Engenharia, de Porto Alegre, e será concluída em julho de 2021. Ainda segundo a secretaria, alguns trechos da obra são bastante complexos:
— Dá pra dizer que é uma obra cujo projeto merecia um detalhamento maior no momento da contratação, mas como já passou, o que temos que fazer agora é procurar adequar dentro do melhor maneira possível para entregar esse projeto.
Inicialmente, toda a obra estava prevista para custar em torno de R$ 28 milhões, mas, segundo o engenheiro civil e técnico da Seplan, Gilberto Boschetti, a obra irá custar menos: R$ 15 milhões foram utilizados na Estrada João Edgar Jung, R$ 2,73 milhões na ponte e R$ 6,2 milhões na Estrada Municipal 92.
— Tivemos um volume de serviços de remoção de rocha e outros menores do que o previsto no contrato. Todas estas obras de infraestrutura são pelo regime de preços unitários, ou seja, pagamos os quantitativos de serviços efetivamente executados — explica Boschetti.
A pavimentação de todo esse trecho busca diminuir gastos, pois antes do asfaltamento, a estrada demandava manutenção a cada 15 dias, segundo a prefeitura. O trecho é bastante utilizado pelos motoristas para escoar a produção de hortifrutigranjeiros até Porto Alegre. Além disso, segundo Boschetti, a obra representa uma ligação importante entre a BR-116 e a Rota do Sol.
— Será uma melhora na qualidade de vida para os agricultores. Com a obra, temos também uma redução dos custos de manutenção dos veículos, melhores condições para os deslocamentos para estudar, etc — diz o engenheiro civil.
Os recursos para a execução dos trabalhos vieram de financiamento obtido pela prefeitura de Caxias do Sul junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). As obras estavam previstas no Programa de Asfaltamento do Interior (PAI) 3 e, em 2018, passaram a integrar o Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI), lançado pela gestão Guerra para incentivar o agronegócio e o turismo no município.