A partir desta semana, os consumidores da Feira do Agricultor e do Ponto de Safra de Caxias do Sul poderão conferir informações sobre os produtos que estão adquirindo. A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Sebrae/RS entregam nesta terça-feira (8) os primeiros totens de álcool gel com QR Code impresso para que os clientes possam pesquisar a origem e o caminho dos hortifrutigranjeiros comercializados. A entrega oficial inicia as 16h, na Praça das Feiras, durante a Feira do Agricultor.
Segundo a técnica agrícola Andréia Fiorese de Andrade, cada feirante que participou do projeto da rastreabilidade vai receber o totem com o QR Code com todas as informações da propriedade. Os totens vão estar ao lado das bancas e o consumidor poderá acessar, com auxílio do celular, o QR Code para conhecer a história da família de agricultores, a localidade onde vivem, as técnicas utilizadas e o dia a dia de quem plantou e colheu o alimento que está sendo levado para casa. Todos os conteúdos estão hospedados no site da prefeitura de Caxias do Sul.
Os 47 feirantes que integraram o Programa de Rastreabilidade para Produtores Feirantes, lançado no ano passado e concluído em abril deste ano, participaram de oficinas sobre Identificação de Produtos, Comunicação e Vendas. Também receberam consultorias em Mapeamento e Avaliação da Organização da Propriedade, Organização de Processos e Registros de Produção, Implantação de Sistemática para Formação de Lote e Orientação sobre Conteúdos Digitais, entre outros. Além dos totens, todos receberão certificados de conclusão.
A secretaria de Agricultura e o Sebrae consideram muito boa a adesão dos primeiros feirantes. Segundo os técnicos, já existem outros produtores interessados e, por isso, um novo grupo está sendo formatado para a segunda etapa do programa.
— A rastreabilidade é um caminho sem volta e muito importante. Além da segurança alimentar, o objetivo é agregar valor ao que é produzido, ampliando a geração de renda no meio rural e a aplicação da tecnologia — avalia o secretário Rudimar Menegotto.